1° Fórum de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos de Guarujá promove mais de 250 conexões
- jnbnews
- 29 de mar. de 2022
- 2 min de leitura

Iniciativa possibilitou discussão de questões ambientais entre sociedade civil, estudantes, pesquisadores e autoridades locais
Mais de 250 pessoas conectadas. Esse foi o alcance obtido pelo 1° Fórum Municipal de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos de Guarujá, na tarde da última quarta-feira (23). O encontro presencial, com transmissão ao vivo pela internet, tratou-se de uma iniciativa da Prefeitura, inédita na Baixada Santista, sob coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), para discutir questões ambientais entre sociedade civil, estudantes, pesquisadores e autoridades locais.
Com o tema ‘Perspectivas de Municípios da Baixada Santista Sobre Adaptações de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos’, a primeira, das quatro mesas de debate do evento, que teve duração de cinco horas, foi aberta pelos secretários de Meio Ambiente de Guarujá, Santos e São Vicente – Sidnei Aranha, Marcos Libório e Mário Bueno, respectivamente.
As demais mesas discutiram sobre assuntos como ‘Unidades de Conservação e Mecanismos de Gestão’, ‘Integração de Políticas Públicas Contra Eventos Extremos Climáticos’, ‘Plano de Ação Climática como Instrumento de Planejamento Urbano’, entre outros. Essas contaram com a participação dos especialistas João Leonardo Mele, Osmair Chamma Junior, Stephanie Arellano, Ana Werkne, Leandra Gonçalves, Maurício Lamano Ferreira, Vinicius Ribau Mendes, Célia Regina de Gouveia e Pilar Carolina Villar. Cada grupo teve aproximadamente 50 minutos de fala.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Sidnei Aranha, o atual cenário ambiental pede que todos corram contra o tempo, para a adoção de medidas menos nocivas ao planeta. “Cada um precisa fazer sua parte. Mas é o poder público que dá o pontapé inicial, ao investir em conscientização e na busca de fontes de recursos sustentáveis. E é após encontros como o de hoje que adultos e crianças passam a fazer a diferença”, enfatizou o titular.
Outras atrações
O Fórum não se restringiu somente a palestras. Quem participou do evento presencialmente, no Hotel Doral, também pôde acessar um espaço exclusivo contendo 16 trabalhos científicos acerca do tema ‘Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos’. Os estudantes que enviaram suas pesquisas para tal finalidade tiveram seus copilados publicados na Biblioteca da Digital Semam.
Além disso, a iniciativa distribuiu diversos brindes de estimulo à conscientização ambiental. Foram canetas e blocos de notas produzidos com embalagens recicláveis, cartilhas educativas e funis. Também estava disponível para retirada, mudas de árvores frutíferas da Mata Atlântica como pitanga, araçá goiaba e jambo.
Créditos: Secretaria de Comunicação e Relações Sociais - PMG
Comments