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7ª edição do Troféu Prêmio Professor evidencia em PG a importância da inclusão em sala de aula


A professora Eliane Zompero foi a grande vencedora do prêmio deste ano



A 7ª edição do Troféu Prêmio Professor foi inesquecível para os

professores da rede municipal de ensino de Praia Grande. O evento

aconteceu na última terça-feira (20), no Auditório Jornalista Roberto

Marinho. O prêmio permite que os professores inscrevam suas

iniciativas pedagógicas que obtiveram resultados positivos em sala de

aula.


O concurso condecorou as dez iniciativas que venceram a Jornada

Pedagógica deste ano. Os três primeiros colocados, além de receberem o

troféu, também recebem como prêmio a promoção no Plano de Carreira do

Magistério e têm os projetos publicados na revista online “Práticas de

Sucesso” de 2022 que ficará veiculada no site do Cidadão PG

(www.cidadaopg.sp.gov.br). Durante a cerimônia de premiação, as

crianças do coral da EM Carlos Eduardo Conte de Castro encantaram o

público presente cantando diversas músicas.


O concurso Prêmio Professor é uma ótima oportunidade de incentivar a

socialização das práticas de excelência dos professores da rede! As

iniciativas selecionadas são expostas durante a Jornada Pedagógica

pelos próprios autores aos demais educadores que atribuem notas

elegendo assim os melhores projetos.


De acordo com o responsável pela Coordenadoria de Formação e

Aperfeiçoamento de Educadores, José Amaro de Mendonça Junior, essa é

uma excelente oportunidade para trocar ideias e ter novos insights de

projetos inovadores para a rede. “Os projetos desenvolvidos durante a

pandemia, no ano de 2021, foram avaliados. Os professores encontraram

grandes problemas e criaram grandes soluções que podem ser replicadas

por outros professores da rede. É uma ótima troca de experiências que

pode agregar muito para eles e para os alunos”, afirmou.


Nesta edição, três professoras garantiram os primeiros lugares com

seus projetos de sucesso. A Eliane Zompero foi a primeira colocada com

o projeto ‘Aulas remotas de libras para a alunos e pais’; em segundo

lugar a docente Francisca Chagas Lima, com ‘Aprendizagem ativa:

protagonismo e cultura Maker sem complicação’; e Uliciane Leite

Torquato Braz, com ‘Brincar, desafiar e conquistar’.


Inclusão é destaque – O primeiro lugar do concurso trouxe à tona um

tema de extrema importância para a educação: inclusão. Os desafios

para a educação nesse contexto foram ainda maiores durante a pandemia

da covid-19, com as aulas remotas. O olhar cuidadoso da professora

Eliane fez com que o projeto “Aulas Remotas de Libras para Alunos e

Pais” fosse um sucesso.


A professora buscou mostrar que dá para superar as adversidades ao se

deparar com a possibilidade de educar alunos com surdez. Para isso, se

faz necessária a expansão da língua de sinais (Libras), a fim de

mostrar para a comunidade escolar que a acessibilidade é possível e

que deve começar de casa. Para isso, a professora colocou em prática

estratégias como o diálogo com os responsáveis dos alunos sobre a

importância da interação em Libras no contexto familiar e escolar.


Para Eliane, a quebra de barreiras para trabalhar com ferramentas

tecnológicas foi o ponto mais desafiador. “Como ponto mais relevante

tivemos o envolvimento das famílias que foi muito satisfatório. Não só

os alunos, mas os pais tiveram a oportunidade de aprender sobre

respeitar as diferenças e saber olhar para as necessidades do próximo.

Foi muito gratificante”, disse.


Créditos: Subsecretaria de Comunicação Prefeitura de Praia Grande

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