A professora Eliane Zompero foi a grande vencedora do prêmio deste ano
A 7ª edição do Troféu Prêmio Professor foi inesquecível para os
professores da rede municipal de ensino de Praia Grande. O evento
aconteceu na última terça-feira (20), no Auditório Jornalista Roberto
Marinho. O prêmio permite que os professores inscrevam suas
iniciativas pedagógicas que obtiveram resultados positivos em sala de
aula.
O concurso condecorou as dez iniciativas que venceram a Jornada
Pedagógica deste ano. Os três primeiros colocados, além de receberem o
troféu, também recebem como prêmio a promoção no Plano de Carreira do
Magistério e têm os projetos publicados na revista online “Práticas de
Sucesso” de 2022 que ficará veiculada no site do Cidadão PG
(www.cidadaopg.sp.gov.br). Durante a cerimônia de premiação, as
crianças do coral da EM Carlos Eduardo Conte de Castro encantaram o
público presente cantando diversas músicas.
O concurso Prêmio Professor é uma ótima oportunidade de incentivar a
socialização das práticas de excelência dos professores da rede! As
iniciativas selecionadas são expostas durante a Jornada Pedagógica
pelos próprios autores aos demais educadores que atribuem notas
elegendo assim os melhores projetos.
De acordo com o responsável pela Coordenadoria de Formação e
Aperfeiçoamento de Educadores, José Amaro de Mendonça Junior, essa é
uma excelente oportunidade para trocar ideias e ter novos insights de
projetos inovadores para a rede. “Os projetos desenvolvidos durante a
pandemia, no ano de 2021, foram avaliados. Os professores encontraram
grandes problemas e criaram grandes soluções que podem ser replicadas
por outros professores da rede. É uma ótima troca de experiências que
pode agregar muito para eles e para os alunos”, afirmou.
Nesta edição, três professoras garantiram os primeiros lugares com
seus projetos de sucesso. A Eliane Zompero foi a primeira colocada com
o projeto ‘Aulas remotas de libras para a alunos e pais’; em segundo
lugar a docente Francisca Chagas Lima, com ‘Aprendizagem ativa:
protagonismo e cultura Maker sem complicação’; e Uliciane Leite
Torquato Braz, com ‘Brincar, desafiar e conquistar’.
Inclusão é destaque – O primeiro lugar do concurso trouxe à tona um
tema de extrema importância para a educação: inclusão. Os desafios
para a educação nesse contexto foram ainda maiores durante a pandemia
da covid-19, com as aulas remotas. O olhar cuidadoso da professora
Eliane fez com que o projeto “Aulas Remotas de Libras para Alunos e
Pais” fosse um sucesso.
A professora buscou mostrar que dá para superar as adversidades ao se
deparar com a possibilidade de educar alunos com surdez. Para isso, se
faz necessária a expansão da língua de sinais (Libras), a fim de
mostrar para a comunidade escolar que a acessibilidade é possível e
que deve começar de casa. Para isso, a professora colocou em prática
estratégias como o diálogo com os responsáveis dos alunos sobre a
importância da interação em Libras no contexto familiar e escolar.
Para Eliane, a quebra de barreiras para trabalhar com ferramentas
tecnológicas foi o ponto mais desafiador. “Como ponto mais relevante
tivemos o envolvimento das famílias que foi muito satisfatório. Não só
os alunos, mas os pais tiveram a oportunidade de aprender sobre
respeitar as diferenças e saber olhar para as necessidades do próximo.
Foi muito gratificante”, disse.
Créditos: Subsecretaria de Comunicação Prefeitura de Praia Grande
Comments