A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos está promovendo oficinas de musicalização aos alunos do 5°, 6° e 9º ano do ensino fundamental. A ação tem como objetivo estimular habilidades motoras, cognitivas, afetivas e a integração no ambiente escolar.
Cerca de 30 alunos participam das oficinas que ensinam noções de teoria musical, ritmo, cifragem, posição dos dedos, campo harmônico, leitura de partitura, além dos exercícios práticos e músicas introdutórias no violão, teclado e flauta doce. As aulas ocorrem nas Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) José Sebastião, no Cambiri, e na Helmuth Hermann Hans Louis Baxmann, no Parque São Francisco, durante o horário letivo.
Ministrado pelos professores Paulo Rodrigues, Clecio Ribeiro e Maurino Pereira, o projeto é bem dinâmico e quem precisar de orientação mais detalhada recebe aulas individuais. Além disso, no mês de agosto os estudantes farão sua primeira apresentação oficial no evento Boas Práticas, da rede municipal.
“Para incentivá-los, a cada aula levamos um instrumento diferente, assim o aluno não fique limitado a determinado instrumento e compreende quão grande é o universo musical. A música é uma área de escape e por meio dela podemos expressar nossos sentimentos”, destaca o educador Paulo Rodrigues.
A Secretaria de Educação está com vagas abertas para os professores que desejam ministrar as oficinas de música. Os interessados devem atuar na rede municipal e podem entrar em contato direto com a pasta.
Créditos: Foto Jonathan Andrade Secretaria de Comunicação Social de Ferraz de Vasconcelos
Comments