Espetáculo ‘O Homem que Falava com as Estrelas’ foi apresentado em frente ao Paço Municipal Raphael Vitiello
Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, o Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati) promoveu na última quarta- feira (15), a apresentação teatral ‘O Homem que Falava com as Estrelas’, peça que retrata sobre essa violência. A exibição aconteceu na entrada do Paço Municipal Raphael Vitiello e ficou aberta para todos que visitavam o local.
De acordo com a coordenadora do Cati, Norma Cristina Carramenha, a amostra artística é uma forma de envolver o público alvo e de retratar, de forma direta e lúdica, as causas e consequências dessa ação.
O produtor da peça e vice-presidente do Conselho do Idoso, Eduvaldo Oliveira, também enfatizou a escolha do formato de teatro: “É interessante chocar e expor com intensidade esses abusos que acontecem com os idosos, e o teatro pode mostrar isso nitidamente e trazer uma sensação de libertação de nossos sentimentos”, disse.
Mostrando a agressão de forma nítida e usando as “estrelas” como uma analogia para esperança, a diretora Alexsandra Escalafabética também optou por usar o método de improviso para facilitar no momento da atuação, utilizando um texto baseado na vivência desses casos.
Uma das participantes do grupo de teatro, Maria Lucia Sonoda, elogiou a direção da obra. "Foi uma forma de nós estimularmos nossa atividade mental e de incentivar que as pessoas que presenciam esses casos, denunciem. Todos nós vamos envelhecer um dia, por isso não podemos deixar esses absurdos acontecerem”, afirmou Maria.
Carmen Lúcia Dornelas, dona de casa que acompanhou a apresentação, concorda que a mensagem foi transmitida com sucesso. “Gostei muito e acho importante falar sobre o assunto porque o idoso precisa de apoio, principalmente quando vemos muito desse tipo de violência. A peça foi muito boa em fazer esse alerta para a sociedade”, enfatizou.
Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
Criado em 2006 pelas Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa acontece no dia 15 de junho, tendo como objetivo refletir numa questão social sensível e acabar com a violência contra a pessoa idosa.
Todos os anos se registram vários casos de abuso contra os idosos e muitos acontecem em silêncio, sem conhecimento público. Parar os abusos verbais, emotivos, financeiros e corporais, além de promover a integração e o bem-estar do idoso, são desafios lançados pela celebração desta data.
Neste dia, a ONU relembra também que a discriminação etária é uma grave violação dos Direitos Humanos, exigindo o empenho dos governos, das instituições e da população para mudar a situação.
Créditos: Foto Diego March Secretaria de Comunicação e Relações Sociais - PMG
Comments