Os milhares de passageiros que embarcam e desembarcam de cruzeiros no Porto de Santos passaram a ser atendidos pelos ônibus da City Transporte a partir do último sábado (16). Tudo isso graças a um contrato firmado entre a City e o Concais, que administra o maior terminal marítimo de passageiros da América do Sul.
Pelo acordo, a City ficará responsável pelo traslado dos passageiros de cruzeiros entre o Terminal Giusfredo Santini e os navios, deixando pelo menos nove ônibus à disposição diariamente. Na manhã deste sábado foi feita a viagem inaugural, a recepção no desembarque do luxuoso MSC Seaview, que tem capacidade para 5.300 pessoas e chegou pela manhã, vindo de Búzios (RJ). Ao todo, 18 ônibus atuaram nas atividades de hoje nos domínios do Concais, que envolveram, além dos motoristas, quatro colaboradores operacionais da City.
Cada ônibus da City à disposição no terminal marítimo de passageiros tem ar condicionado e espaço reservado para cadeirantes, com capacidade para transportar 40 pessoas com conforto e segurança, além das respectivas bagagens. O contrato entre City e Concais vigorará até o final da temporada de cruzeiros 2024/2025, no próximo dia 20 de abril de 2025.
“Para a City Transporte, é uma honra se associar a essas marcas de sucesso que são o Concais e o Porto de Santos, o maior do Hemisfério Sul. Vamos levar nossa excelência em atendimento a um público que já é costumeiramente muito bem atendido nos navios de diferentes bandeiras que aportam em Santos”, ressalta o diretor da City Transporte, Marcelo Pepe dos Santos.
Números
De acordo com o Concais, 1 milhão de pessoas devem passar pelo Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, em Santos, na temporada de cruzeiros 2024/2025. Serão 15 navios e 152 escalas, sendo sete de escalas regulares. A MSC terá, além do Seaview (o mais frequente, com 40 visitas), os transatlânticos Grandiosa – o maior navio de passageiros que já navegou em águas brasileiras – Armonia, Orchestra e Splendida. Já da Costa Cruzeiros, estão previstos os navios Costa Pacifica e Diadema. Haverá também oito navios exclusivamente de trânsito, com turistas estrangeiros.
A última atracação será do navio Costa Diadema, marcado para o dia 20 de abril. Ao todo, serão 98 dias de operação. A temporada de cruzeiros anterior (2023/2024), que foi de 29 de outubro até 3 de maio deste ano, teve mais de 844 mil embarques, segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil). Santos foi responsável por cerca de 60% dos embarques nacionais.
Créditos: Assessoria de Imprensa Gabriel de Souza - Comunicação - City Transporte Urbano