top of page
Foto do escritorjnbnews

Começa a demolição dos barracos da Favela Marte em Rio Preto


Governador Rodrigo Garcia e prefeito Edinho participam do início das obras



A demolição do primeiro barraco da Favela Marte aconteceu na tarde da última quinta-feira (30/6). As crianças fizeram contagem regressiva para a derrubada do barraco e a máquina demolidora foi operada pelo governador Rodrigo Garcia que afirmou: “Esse é um recomeço para a construção de uma casa digna e uma nova vida para essas famílias”.



Acompanharam também a demolição o secretário Municipal da Habitação Manoel de Jesus Gonçalves; Silvio Vasconcelos, presidente da CDHU; os deputados federais Luiz Carlos Motta e Geninho Zuliani; o deputado estadual Itamar Borges; e vereadores Francisco Ruel Júnior e Renato Pupo.



Além dos moradores da Favela, também acompanharam a demolição do primeiro dos 240 barracos instalados na Vila Itália o diretor Edu Lyra da ONG Gerando Falcões e o coordenador da Favela Marte Benvindo Nery Pereira.



“Hoje é o início de uma nova realidade para os moradores da comunidade e o final feliz de uma história que começou em 2013”, disse o coordenador Benvindo.


As famílias que moram atualmente na favela estão sendo transferidas para outras casas e apartamentos provisórios; a instituição Gerando Falcões, com a ajuda da iniciativa privada, está garantindo o pagamento de aluguel social para os moradores que permanecerão morando nesses locais provisórios até o final do processo de urbanização da área.



De acordo com o presidente da CDHU Silvio Vasconcelos, a demolição dos barracos e também a construção das casas serão executadas pela CDHU. A infraestrutura, como asfalto, iluminação e esgoto, ficará a cargo da Prefeitura. O trabalho tem prazo previsto de 18 meses para finalização.



O prefeito Edinho disse que hoje foi um marco importante e um grande passo para a concretização desse projeto-modelo que reúne o poder público, a sociedade civil e a iniciativa privada.



“A Prefeitura está fazendo a sua parte, e com o início da demolição dos barracos reafirmamos nosso compromisso com a infraestrutura do local e as soluções definitivas com a ajuda do governo estadual e da sociedade civil para transformar a vida das famílias que vivem nesta área”, afirmou o prefeito.



As novas moradias serão entregues com interfone, geladeira, fogão, micro-ondas e chuveiro elétrico, segundo o governo do Estado. A entrega da obra está prevista para o fim de 2023.



HISTÓRICO DA OCUPAÇÃO


A ocupação da favela localizada na Vila Itália, em Rio Preto, teve início em outubro de 2013 e atualmente se estende em uma área total de 50.000 mil m2.



A Prefeitura de Rio Preto afirma que em 22 de outubro de 2013 a Inspetoria Fiscal de Posturas da Secretaria Municipal de Habitação identificou ocupação irregular em área particular, do loteamento irregular denominado Santa Catarina Retalhamento.



“Eram habitações sem energia ou água, feitas de tapumes em uma área particular onde levantaram três barracos e viviam 10 pessoas em situação precária”, afirmou o secretário Manoel de Jesus Gonçalves.


Créditos: Secretaria e Imprensa Prefeitura de Rio Preto

Commentaires


Drakar Modas.png
a favorita joias e presentes.jpg
bottom of page