Na última quarta-feira, 1° de fevereiro, uma comitiva formada pela Presidente do Fundo Social Marina Nicolai, pela Secretária de Promoção Social Regina Ramil Marella, pela assessora Fátima Ribeiro da Silva e a presidente do COMDIM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher) esteve na capital pra visita ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.
A visita teve como principais objetivos a solicitação de cursos da escola de qualificação profissional e viabilização de mais kits de alimentação para o município. A equipe foi recebida por José Amaral Wagner Neto, Assessor da Presidência do Fundo Social de Solidariedade, e Ernani Gouveia, Diretor das Escolas de Qualificação Profissional.
Itapira foi contemplada com duas modalidades de cursos que serão direcionados prioritariamente para mulheres vitimas de violência e em situação de vulnerabilidade social: um na área da beleza e um na modalidade de construção civil. Cerca de 40 pessoas serão contempladas por módulo, mas esse número poderá ser ampliado no decorrer do ano.
A Escola de Beleza e Bem Estar visa proporcionar experiência teórica e prática na área. Nos cursos são ensinadas técnicas atuais usadas por profissionais da área para que, desta forma, os alunos possam ocupar uma vaga no mercado de trabalho ou possam empreender, possuindo o seu próprio negócio. Já a Escola de Construção Civil e Sustentabilidade objetiva capacitar o aluno nos processos construtivos relativos à alvenaria estrutural, concretagem e aplicação de revestimentos de paredes, pisos e tetos. O Programa Escola de Qualificação Profissional do Fundo Social de São Paulo tem o objetivo de combater o desemprego por meio da realização de cursos gratuitos voltados à população em vulnerabilidade social.
De acordo com a Secretária de Promoção Social, outros cursos também estão sendo planejados para este ano e serão desenvolvidos em parceria entre a Secretaria de Promoção Social, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Fundo Social de Solidariedade, sempre com foco na emancipação e melhora da qualidade de vida dos cidadãos mais vulneráveis do município.
Em relação aos kits de alimentação solicitados, está prevista para Itapira a entrega de 6.432 cestas divididas em três lotes de 2.144 cada. A primeira entrega será em março.
Créditos: Departamento de Comunicação Social Prefeitura de Itapira
Comentarios