Em comemoração ao aniversário de 165 anos de Caraguatatuba, celebrado em 20 de abril, o Corpo de Baile apresenta o espetáculo infantil ‘Expresso Tatu’, na próxima quarta-feira (20), às 20h, no Teatro Mario Covas (TMC).
Os ingressos para a sessão devem ser retirados gratuitamente na bilheteria do Mario Covas, com uma hora de antecedência, no dia da apresentação.
O espetáculo ‘Expresso Tatu’ tem como objetivo trazer, do isolamento à urbanização, a riqueza do folclore contado de pai para filho, que a cada nova versão se insere um: “Eu ouvi dizer…”, além de recuperar o passado e integrá-lo ao presente, reivindicando a totalidade da existência humana, da tradição, experimentação, do novo e o ancestral, do universal e o local.
A valorização da cultura popular está inserida no imaginário social que, por sua vez, é resgatado nas representações sociais e, por conseguinte, relacionados à identidade cultural que o Corpo de Baile acredita ser fonte infindável de sabedoria.
Para o grupo, trabalhar com a tradição contribui para que as raízes que estruturam o povo brasileiro se mantenham vivas e, tanto crianças, quanto educadores fortaleçam sua identidade cultural. “Preservar as tradições do nosso povo é uma forma de estar em sintonia com o país em que vivemos num mundo repleto de outros mundos”, refletiu o grupo.
Como disse alguém: “tenho direito de ser diferente toda vez que a igualdade nos homogeneíza. Tenho direito de ser igual toda a vez que a diferença nos inferioriza”. No espetáculo, existe um tempo das coisas e as coisas do tempo. ‘Expresso Tatu’ acelera o tempo das coisas que já foram e ainda estão por aí.
Corpo de Baile
O Corpo de Baile Municipal de Caraguatatuba foi criado em 2001 com o crescente avanço técnico nas oficinas culturais de dança oferecidas na cidade. O grupo participa dos principais festivais de dança do país. Por conta do amadurecimento técnico e artístico, em 2008 começou a realizar um trabalho profissionalizante, onde os intérpretes dedicam-se à pesquisa e criação de composições coreográficas.
Créditos: Comunicação Prefeitura de Caraguatatuba
Comments