Após o horário letivo, professores e auxiliares das creches municipais de Ferraz de Vasconcelos participaram do primeiro treinamento sobre engasgamento de bebês promovido pelo 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros. A ação foi realizada na tarde da última quinta-feira (9), no Paço Municipal, e os gestores aprenderam os principais objetivos para identificar os sinais da ocorrência.
A rede educacional ferrazense conta com 34 creches e, ao todo, 150 profissionais serão treinados em três encontros com a corporação. O curso é fundamentado em três ações primordiais para o atendimento de urgência: constatar qual o tipo de obstrução de via aérea a vítima, acionamento do serviço de emergência de forma rápida e eficiente e efetuar o atendimento.
O capitão Marcos Carbonel explica que nos primeiros sinais de engasgamento é necessário manter o bebê voltado para baixo, apoiado no antebraço, sustentando a cabeça e a mandíbula do bebê com a mão e dar cinco tapas no meio das costas. Nessas condições, o líquido deve sair pela boca ou nariz.
Durante a aula, o tenente Jonas Meneses e o cabo André Fernandes apresentaram vídeos educativos e simulações de primeiros socorros com um bebê de plástico. “Engasgo ou obstrução é o bloqueio da traqueia por um objeto estranho, vômito, sangue ou outros fluidos. Diversas medidas são realizadas para a reanimação, mas caso a criança não se recupere, é necessário manter a calma e buscar ajuda médica”, afirmou Carbonel.
Segundo a secretária de Educação, Adriane Alcantara, noções básicas de primeiros socorros são importantíssimas no dia a dia escolar. “Cuidar de bebês e crianças menores requer muita atenção, por isso esse projeto prepara nossa equipe gestora para atuar em acidentes, pequenas operações e, principalmente, na prevenção. Parabenizo toda a corporação dos Bombeiros por esse lindo e necessário trabalho”, destacou.
Créditos: Por Jamile Matos Secretaria de Comunicação Social de Ferraz de Vasconcelos
Comments