De janeiro a agosto de 2022, a equipe da Diretoria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Nova Odessa retirou, das vias e áreas públicas da cidade, mais de 2 toneladas e meia de entulhos, lixo e materiais inservíveis em geral, galhos e móveis velhos. O serviço é realizado diariamente com a ajuda de máquinas pesadas – dependendo do local, são utilizadas duas retroescavadeiras ou pás-carregadeiras, além de três caminhões pesados e dois abertos.
Ou seja, a falta de consciência de poucos causa um grande transtorno para a comunidade como um todo. As equipes coletam os materiais inservíveis depositados irregularmente, como entulho, móveis abandonados, galhos, pedaços de madeira e lixo acumulado, entre outros.
Depois, encaminham esses objetos a um local de descarte apropriado – o que, a princípio, seria a obrigação de quem descartou esses materiais no lugar errado. Cada caminhão carrega 13 metros cúbicos de entulhos – os pesados são usados para retirar lixo no geral, e os dois abertos, para retirar madeira e outro somente para os sofás.
“Retiramos em torno de dois caminhões de lixo por dia, um de madeira por dia e dois caminhões de sofá por semana. Esse trabalho é muito importante pois esses entulhos podem gerar acidentes porque, de fato, muitos deles ficam no meio da rua”, explicou o responsável pelo Setor de Serviços Urbanos, Luan Vitorelli.
Luan também destacou a importância de se retirar esses materiais em períodos de chuva. “Esses entulhos podem se acumular nas bocas de lobo (as grades de entrada das galerias de águas pluviais), resultando em alagamentos, que podem causar transtornos para os motoristas e munícipes e riscos para as casas”, lembrou o engenheiro.
“Esse tipo de trabalho é importante não só para deixar a cidade mais limpa e agradável, mas também mais segura, afinal os entulhos acumulados podem atrapalhar a circulação pedestres e veículos, já que muitas vezes o descarte irregular é feito na calçada ou na rua”, comentou o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho.
COMO DESCARTAR
Segundo Luan, é importante a conscientização da população para depositar esses objetos nos lugares certos. “Temos dois Ecopontos na cidade, que recebem entulhos e galhos gratuitamente, ou seja, a cidade dá o espaço para que esse material seja descartado corretamente. Por isso, pedimos para não jogar isso na rua. Se algum fiscal da Prefeitura passar e ver, isso pode resultar em multa para a pessoa”, explicou Vitorelli.
Os Ecopontos estão no Residencial Triunfo e no Jardim Monte das Oliveiras. O horário de funcionamento é de segunda-feira a domingo, das 7h às 19h. Os espaços possuem capacidade para receber até 1.000 toneladas de resíduos por mês, com predominância de resíduos de construção civil, restos de poda de árvores e sofás.
Os Ecopontos recebem também materiais recicláveis, como papel, papelão, plástico, vidro, metal e isopor. Em relação aos resíduos de construção civil é liberado receber até 1m³ por pessoa/dia. Madeira e móveis usados, óleo de cozinha (embalado em garrafa PET), eletrônicos e pneus (quatro unidades por pessoa/dia) também podem ser encaminhados.
Além de dois Ecopontos, Nova Odessa conta ainda com três LEVs (Locais de Entrega Voluntária) e um PEV (Ponto de Entrega Voluntária) para o descarte exclusivo de materiais recicláveis. Os espaços funcionam 24 horas e estão instalados no Parque Ecológico Isidoro Bordon, no Bosque Manoel Jorge (Jardim Santa Rosa), na Rua Manaus (Jardim São Jorge) e na Praça Central José Gazzetta.
Nova Odessa conta com a Lei Municipal nº 2.883/2014 que tipifica como crime ambiental o descarte de entulhos e outros materiais em áreas irregulares. A multa para quem for flagrado varia de R$ 500,00 a R$ 5 mil. Denúncias podem ser feitas pelo telefone (19) 3466-0917. Também é possível entrar em contato com a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153.
Créditos: Por Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa
Comentários