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Em cinco anos, Procon realiza mais de 35 mil atendimentos em prol do consumidor



JnbNews Foto crédito divulgação - PMG

Levantamento inclui vistorias, operações, informações, triagens, reclamações e audiências


Com a missão de proteger os direitos do consumidor, o Procon Guarujá tem desenvolvido ações visando ampliar ainda mais o reforço das orientações, seguindo as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor (CDC), junto aos estabelecimentos comerciais, além de empresas e prestadores de serviço.



Conforme balanço realizado nos últimos cinco anos, o Procon Guarujá prestou um total de 35.102 atendimentos em prol da população, com base nas relações de consumo. Esse volume engloba a execução de vistorias, operações, prestação de informações, triagens, reclamações e audiências.



O órgão municipal fez 45 operações ao longo do período, que resultaram em 1.808 vistorias realizadas. São elas: Operação Verão, Volta às Aulas, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday, Ceia de Natal, Sabesp, Protocolo Sanitário, Correios, Olha o Gás e De Olho no Mercado.



De um modo geral, os fiscais do Procon verificam se os preços dos produtos são visíveis ao consumidor; quais condições de pagamento ofertadas, se a informação nos produtos é insuficiente, ausência de preços em cardápios; cobrança dos 10% (que é opcional ao consumidor); exposição do Código de Defesa do Consumidor (CDC); placas informativas referentes à lei de proibição de venda de bebida alcoólica para menores de idade e anti-fumo; se os produtos alimentícios estão dentro do prazo de validade, entre outros itens.



Com relação aos demais tipos de prestação de serviços como informações, triagens, atendimento telefônico, reclamações registradas e audiência realizadas, o Procon Guarujá soma 33.294 atendimentos entre 2017 a 2021. Do total, 7.940 correspondem a informações, triagens e atendimentos telefônicos, e outros 16.330, referem-se ao número de reclamações registradas no órgão. Especificamente sobre as audiências, o Procon Guarujá conduziu 9.024 destes procedimentos, cuja média de resoluções chegou a 77% desses casos resolvidos.



De acordo com o superintendente do Procon Guarujá, Alexandre Cardoso, o trabalho é contínuo e vem sendo aprimorado ano após ano. “Claro que com a pandemia tivemos uma redução nesses atendimentos. No entanto, mantivemos o serviço presencial por meio de agendamentos, além do atendimento online, para não desassistir o consumidor de Guarujá. Hoje já retornamos ao nosso funcionamento 100% presencial normalmente”.



Serviço - Reclamações ou denúncias devem feitas na sede do Procon Guarujá, na Avenida Adhemar de Barros, 218, Santo Antônio. O atendimento ocorre as 9 às 17 horas. Outras informações pelos telefones (13) 3355 6648 ou (13) 3358 2530.


Créditos: Secretaria de Comunicação e Relações Sociais - PMG

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