Em Guarujá avançam as melhorias no sistema de drenagem de Vicente de Carvalho
- jnbnews
- 1 de jul. de 2022
- 2 min de leitura

Prefeitura intensifica serviços que são executados diariamente pela Secretaria de Operações Urbanas, com equipes coordenadas pelo Centro Operacional Vila Alice
A Prefeitura de Guarujá intensificou as ações intensivas na rede de drenagem em vários pontos do distrito de Vicente de Carvalho. O objetivo é melhorar as condições do sistema local a fim de evitar processos erosivos, que venham a dificultar e até impedir a trafegabilidade, em função de alagamentos e enchentes, sobretudo em dias de chuva forte. Os serviços são executados diariamente pela Secretaria de Operações Urbanas (Seurb), com equipes coordenadas pelo Centro Operacional Vila Alice.
De acordo com técnicos da Seurb, o sistema de drenagem do Distrito é muito antigo e necessita de reparos constantes como troca de tampas e de tubulação danificadas, limpeza e desobstrução de rede, renivelamento de sarjetas, ampliação de caixas de captação de águas pluviais, entre outras intervenções.
Para auxiliar o escoamento das águas pluviais, frentes de trabalho realizam, também, manutenção periódica das bocas de lobo, poços de visita, galerias e ramais, sempre visando impedir o acúmulo de materiais e restos de detritos descartados de forma incorreta em valas e canais e, consequentemente, levados aos ramais e galerias causando alagamentos.
Desde o início do mês, as ações foram intensificadas pela Regional Vila Alice, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Equipes realizaram a limpeza e reparos da rede de drenagem em pontos da Rua Tambaú, no Parque Estuário; entre a Rua Cunhambebe e Minas Gerais e Rua Padre Anchieta com Cunhambebe (entre o Jardim Cunhambebe e Vila Alice) e em várias vias do Paecará.
Frentes de trabalho também atuaram na Rua Capitão Lessa (Parque Estuário), substituindo a tubulação da rede de drenagem; substituição de tubos em vias da Vila Áurea, realinhamento de guias em ruas do Jardim Boa Esperança, reparos na travessia de rede. entre as Ruas São Paulo e Rio Grande do Norte (entre o Jardim Cunhambebe e o Sítio Paecará) e na manutenção de tampas de inspeção da ciclovia da Avenida Presidente Vargas.
Além dos trabalhos manuais, equipes também são auxiliadas por maquinários como caminhões com hidrojato e sugador, retroescavadeiras entre outros equipamentos, para limpeza de caixas de drenagem e bocas de lobo comprometidos com o descarte incorreto de lixo, acúmulo de terra entre outros resíduos, a fim de ter um melhor resultado dos serviços.
De acordo com a Regional, todos os trabalhos executados pela Seurb visam o restabelecimento do fluxo de escoamento de rede, a maioria danificada pelo tempo e obstruída pelo descarte irregular de lixo, que acaba comprometendo todo o sistema de drenagem local, onde os serviços acontecem ininterruptamente durante o ano todo, em vários pontos do Distrito.
A Prefeitura pede a colaboração da população a ajudar o poder público a manter a Cidade limpa, não jogando lixo, entulhos e toda a sorte de materiais sem serventia em canais, valas, ruas, calçadas, terrenos, entre outros espaços públicos. Além de gerar diversos transtornos, sobretudo na ocorrência de fortes chuvas, e ser um ambiente propício para proliferação de doenças, o lixo descartado de forma irregular é crime.
Créditos: Diego March Secretaria de Comunicação e Relações Sociais - PMG
Comments