Atendimento será das 9 às 16 horas; programação também envolve palestras de orientação ao longo do mês
Referência em atendimento especializado à saúde da mulher em Guarujá, o Instituto da Mulher - Casa Rosa (Rua Quinto Bertoldi, 5, na Vila Maia), fará mutirões de ultrassonografia de mama às sextas e sábados. A iniciativa já acontece neste sábado (7) e prossegue ao longo do mês.
Aos sábados o atendimento às mulheres funcionará das 9 às 16 horas e às sextas-feiras, somente no período da manhã. O público alvo são pacientes que possuem encaminhamento médico e estão agendados via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). Todas devem comparecer munidas de documentos.
Ainda neste sábado (7), a Casa Rosa promove a palestra: “Prevenção do câncer de mama e de colo de útero”, com os alunos de enfermagem do Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), tema que volta a ser discutido pela equipe no dia 14. Haverá ainda testagem rápida para Sífilis/HIV.
As palestras prosseguem no dia 20 (sábado) com o tema: “A importância da alimentação na prevenção ao câncer de mama”, que será conduzida pela nutricionista Rosana Oliveira de Nóbrega. No dia 27, é a vez do mastologista Fabrício dos Santos Lopes, que abordará orientações sobre prevenção e sinais de alerta do câncer de mama.
Além disso, as terças-feiras de outubro no Instituto terão a palestra: “Identificando sintomas e prevenindo o câncer de mama”, a ser proferida pela médica especialista em radiologia e diagnóstico por imagem, Isabel Cristina Ramos Cruz.
Os mutirões na Casa Rosa representam uma iniciativa da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) e faz parte da Campanha Outubro Rosa. O objetivo é de conscientizar as mulheres e toda a sociedade da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.
Créditos: Secretaria de Comunicação Prefeitura de Guarujá
Comments