Prova nacional aconteceu no último dia 30 e, pela primeira vez, envolveu alunos do 2º ao 5º do ensino fundamental
A matemática sempre estará presente no nosso dia a dia. E, para mostrar que a disciplina não é um bicho de sete cabeças, 4.500 alunos da rede municipal de ensino de Guarujá comprovaram tudo o que aprenderam em sala de aula, participando da 1ª Olimpíada Mirim - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
A prova desta primeira fase aconteceu no último dia 30, contendo 15 questões objetivas. Os alunos classificados poderão realizar a segunda etapa, que deve acontecer no dia 11 de outubro. A iniciativa envolve estudantes do 2º ao 5º de ensino fundamental e, em Guarujá, teve a participação de 19 escolas.
A OBMEP é a primeira competição nacional de matemática a incluir alunos tão jovens. Dentre os principais objetivos visa estimular e promover o estudo da matemática no País, identificar talentos, incentivar o aperfeiçoamento de professores, além da inclusão social através do conhecimento.
Segundo a gerente de ensino da Secretaria de Educação (Seduc), Shirley Martins, “na rede municipal, todos os professores e equipes gestoras se empenharam, de forma a estimular e incentivar os alunos a compreenderem a importância da disciplina no seu dia a dia, oportunizando a participação na 1ª Olimpíada Mirim”.
A iniciativa é do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que organiza desde 2005 a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O intuito é transformar a relação das crianças com a disciplina desde as séries iniciais, introduzindo aspectos criativos e lúdicos ao processo de aprendizagem.
Créditos: Secretaria de Comunicação e Relações Sociais - PMG
Comentarios