Alunos de 4 a 5 anos participaram de uma conscientização sobre a cultura indígena
No Dia Mundial dos Povos Indígenas, neste dia 19 de abril, a Escola Municipal Catarina de Oliveira Salgado (Balneário Guarujá) realizou uma exposição para conscientizar os alunos sobre a importância da cultura indígena na sociedade. Alunos de 4 a 5 anos da Unidade participaram da atividade, sendo sete salas do período da manhã e outras sete salas da tarde.
A orientadora pedagógica da Escola, Eleni Soares de Lira, explica como foi criada a exposição. “Resolvemos criar um espaço para ensinar as crianças, por meio da exposição de adereços ligados a tribos indígenas, alimentos e também, um quadro de destaques deste povo”.
A exposição reuniu objetos e instrumentos representando a pesca, o bote, a oca, comidas típicas, músicas, folclore e histórias indígenas, além de colares, sendo estes produzidos pelos próprios alunos. “A Pescaria do Curumim é o livro que trabalhamos nesta semana”, disse a professora da Escola, Regina Oliveira.
Ela explica como foi desenvolvida a atividade de desenho produzida pelos alunos. “Não demos nenhuma figura para exemplificar os indígenas, assim os alunos utilizaram a criatividade para desenhar como eles imaginam que esse povo é e como vivem, baseados nos objetos mostrados e histórias contadas”, complementa a educadora.
Animada com a exposição, a aluna Maria Helena de Souza Santos, de 5 anos, fala o que achou da atividade. “Gostei muito. Fiz até um colar indígena sozinha”, contou a aluna, que terminou cantando a música “1, 2, 3 indiozinhos”.
Créditos: Secretaria de Comunicação Prefeitura de Guarujá foto: Diego March
Comments