Em Guarujá Mais de 1.400 estudantes de recebem visita musical do Programa “Brasil De Tuhu”
- jnbnews
- 18 de jun. de 2022
- 2 min de leitura

As escolas Jacirema dos Santos Fontes e Oswaldo Cruz II receberam um show de música de forma bem didática
Para incentivar a musicalidade e a cultura brasileira desde a infância, 1.413 alunos das escolas municipais Jacirema dos Santos Fontes (Morrinhos) e Oswaldo Cruz II (Parque Estuário) receberam na última semana, a visita especial do Programa “Brasil de Tuhu”, que realiza concertos musicais em escolas públicas por todo o País.
As apresentações aconteceram nos períodos manhã e tarde, e envolveram os estudantes do fundamental I (1º ao 5º ano) de ambas as escolas. Devido à pandemia da covid-19, o espetáculo aconteceu em modo online.
Porém, a distância não atrapalhou a diversão dos pequenos. Eles aprenderam sobre o compositor Heitor Villa-Lobos, além das diferenças entre instrumentos de uma orquestra, elementos da música e puderam aproveitar diversas composições orquestradas de cantigas brasileiras, feitas pelos músicos do Quarteto “Radamés Gnattali”, formado pela violinista e idealizadora do projeto Carla Rincón.
“Mesmo com esse formato à distância, é gratificante ver como os alunos gostam da apresentação e se envolvem com esse universo musical. A arte salva e planta uma semente dentro das crianças para apreciar e entender porque a música é especial”, disse a artista e produtora do Projeto, Thalita Góes.
Marcelo Henrique dos Santos, aluno do 4º ano da E.M. Jacirema, afirma que aprendeu com o espetáculo. “Gostei muito de saber a diferença entre os instrumentos e foi bem legal escutar aquelas músicas que eu já sabia com de um jeito diferente”, comentou.
Além do show, tanto os professores quanto os alunos receberam kits com gibi, guia didático, CD e instrumentos musicais, que serão trabalhados em sala de aula. “Vamos utilizar esses materiais em aulas de artes e em qualquer matéria que queira trabalhar com o elemento da música, dando continuidade a atividade de hoje”, afirmou a diretora da unidade, Estela Souza.´
A gerente de Ações Educacionais da Seduc, Heloísa Lopes, celebrou a participação do projeto. “É fundamental nós garantirmos essas vivências culturais mesmo que seja por meio da internet, e garantir isso nesse processo de retomada do modelo presencial é um prazer e uma vitória”, disse.
Brasil de Tuhu
O Programa conta com cerca de mil educadores, já atendeu 47 mil crianças e realizou 265 concertos. É patrocinado pela empresa WS-Wilsons Sons, em cumprimento à Lei de incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e apoiado pela Baluarte Cultura. Desde 2009 realiza concertos didáticos em escolas públicas, no sentido de ampliar a educação musical e aproximar crianças da música clássica. O nome surgiu em homenagem ao Maestro Villa-Lobos, que sonhava ver um Brasil musicalizado e, que quando criança era apaixonado por locomotivas e imitava o som que elas faziam.
Créditos: Foto Vandro Prado Secretaria de Comunicação e Relações Sociais - PMG
Comments