Desde que começou a iniciativa, já foram realizados 19.109 atendimentos, sendo 17.853 nas UPAs e PSs e 1.256 nas unidades de plantão especial
A Prefeitura de Guarujá abriu nesta sexta-feira (19), cinco unidades de Saúde da Família (Usafas) e Básicas de Saúde (UBSs) em plantão especial de atendimento médico. A iniciativa prossegue neste sábado (20) e domingo (21).
Pelo quarto final de semana consecutivo, os postos funcionarão das 7 às 22 horas. Desde que começou a iniciativa, no dia 30 de dezembro, já foram realizados 19.109 atendimentos, sendo 17.853 nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Pronto-Socorros (PSs) e 1.256 nas unidades de plantão especial.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a ação visa intensificar, durante a temporada de verão, quando a população chega a quadriplicar na Cidade, o atendimento 24 horas já realizado pelas cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Pronto-Socorros (PSs), que prestam o serviço de Urgência e Emergência.
O plantão especial ocorrerá nas Usafas Vila Rã, Jardim Las Palmas e Jardim dos Pássaros. As unidades contarão com clínicos gerais, equipes de enfermagem e profissionais de recepção. As Usafas Cidade Atlântica e UBS Pae Cará também estarão abertas, mas somente para atendimento infantil, com pediatras de plantão.
Já o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e as cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Pronto-Socorros (PSs) Dr. Matheus Santamaria – UPA Rodoviária (Santo Antônio), Vicente de Carvalho (Pae Cará), Aníbal Arden dos Reis (Perequê), Paulo Piasenti (Enseada) e Santa Cruz dos Navegantes funcionam normalmente, com 24 horas de plantão.
Atendimento nas UPAS
Nos três últimos finais de semana, as UPAs e PSs registraram 17.853 atendimentos, sendo o maior volume, de 6.432, no PAM Rodoviária, seguido pela UPA Enseada (4.641) e a unidade de Vicente de Carvalho (4.195). Em média, fora da temporada, esses equipamentos fazem cerca de 700 atendimentos diariamente. Já na temporada de verão, sem o reforço das cinco unidades de atenção básica em plantão especial, esse número nas UPAS chegaria a mil atendimentos diários, em cada uma, aproximadamente.
Créditos: Secretaria de Comunicação Prefeitura de Guarujá – Foto: Diego March
Comments