A campanha de castração gratuita de cães e gatos é realizada por meio de uma parceria integrada pelo Conselho Pró Animal de Morungaba, pelo Projeto IBEA (Implantação de Bem-estar Animal), pelo Abrigo de Animais Pitukinha/Itatiba-SP e pela Prefeitura da Estância Climática de Morungaba, por meio do Departamento de Saúde, com o apoio do Departamento de Ação e Inclusão Social e do Fundo Social de Solidariedade.
As vagas são limitadas e para efetuar a inscrição é necessário estar com o CAD Único atualizado até 30 de junho. As inscrições podem ser feitas de 18 a 22 de julho, das 9 às 16 horas, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), à Rua Geraldo Guerreiro Torres, nº 100 – Brumado.
Em abril deste ano haviam sido realizadas pré-inscrições para a campanha, portanto vale destacar que as pessoas que já haviam se inscrito também deverão comparecer ao Cras pessoalmente para a validação da inscrição, durante o período de 18 a 22 de julho.
O prefeito de Morungaba, Marquinho Oliveira, lembra que a parceria com Ongs para proteção dos animais é uma das metas estabelecidas no Plano de Governo 2021-2024.
“O controle populacional de caninos e felinos eleva o bem-estar dos animais e consequentemente a qualidade da própria população. A participação de voluntários da sociedade civil na causa animal e as parcerias com entidades têm tido um grande papel no município em relação à causa animal”, comenta o prefeito.
A castração está programada para o dia 10 de agosto quando uma equipe de profissionais estará no “Castrabus” instalado no CEM (Centro de Eventos de Morungaba) para realizar as cirurgias.
“Além do controle populacional dos animais, o objetivo da campanha é evitar doenças no aparelho reprodutor dos animais – tanto dos machos como das fêmeas – e alguns tipos de câncer, evitar abandonos, maus tratos e fugas devido ao cio das fêmeas”, explica a veterinária do Departamento de Saúde da Prefeitura de Morungaba, Amanda Frare, que também informa que - durante a inscrição - serão passadas aos tutores as devidas orientações em relação ao preparo do animal para o dia da castração.
Segundo a veterinária, a campanha é voltada aos tutores que realmente não têm condições de arcar financeiramente com o serviço, por isso foi feita a parceria com o Departamento de Ação e Inclusão Social.
Créditos: Comunicação Social Prefeitura de Morungaba
Comments