A Prefeitura de Nova Odessa avança com as obras de reforma e ampliação da Central de Ambulâncias 192, localizada entre o HMNO (Hospital e Maternidade Municipal Doutor Acílio Carreon Garcia) e o Ambulatório de Especialidades Médicas, iniciadas no final do ano passado. O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, vistoriou pessoalmente as obras na última terça-feira (14/06) e foi informado que o serviço já está 75% concluído. O investimento municipal na obra é de R$ 175.500,00.
Durante as obras, os profissionais do setor estão abrigados provisoriamente no piso superior do Ambulatório de Especialidades, logo ao lado. Segundo a engenheira Sabrina Rodrigues, da equipe da Secretaria de Obras da Prefeitura, a Central do 192 contava, antes das obras, com apenas quatro ambientes (sala administrativa, copa, banheiro único e almoxarifado “improvisado”), distribuídos em um piso único (térreo).
Agora, além de uma reorganização e reforma completa destes espaços, o prédio ganhou um segundo piso (superior), com uma ampla sala de descanso e dois WCs/vestiários feminino e masculino, permitindo a higienização dos integrantes da equipe de resgate pós-atendimentos.
Além disso, o WC do térreo foi reconfigurado para ser um toalete acessível a pessoas com deficiências. “Podemos agora, até mesmo, ter colaboradores PCDs”, lembrou a engenheira. Toda a Central de Ambulâncias foi finalmente cercada por muros e ganhou um portão metálico motorizado (automático), o piso está sendo regularizado e está ganhando redes de galerias de águas pluviais.
“A nova área de descanso é bem mais ampla, e vai ganhar, da Secretaria de Saúde, um mobiliário adequado às necessidades da equipe. Também foi recuperado a sala inferior para o almoxarifado, que ficou mais ampla e melhor organizada. Por fim, estão sendo criadas 6 vagas de estacionamento exclusivas para uso da Central 192, do lado externo da rampa”, acrescentou Sabrina.
“Está ficando ótimo, é praticamente uma ‘nova’ Central de Ambulâncias, com todas as condições adequadas para a equipe trabalhar e descansar durante os plantões. Estamos tomando todos os cuidados para atender as necessidades dos motoristas e atendentes. Eu fui motorista de ambulâncias em Nova Odessa durante 11 anos da minha vida e conheço a importância desse trabalho”, lembrou o prefeito Leitinho.
“O prédio não recebia melhorias há muito tempo e faltava espaço para os servidores. Essas melhorias visam garantir condições de trabalho mais apropriadas à equipe, inclusive do setor do 192, favorecendo também a população que depende dos serviços ofertados pela nossa Central de Ambulâncias”, comentou o secretário municipal de Saúde, Silvio Corsini.
5 NOVAS AMBULÂNCIAS
Apenas neste ano, a Central 192 da Prefeitura de Nova Odessa já recebeu cinco ambulâncias totalmente novas, incluindo três ambulâncias zero quilômetro grandes e completas, modelos Renault Master, locadas pela gestão municipal, além de duas ambulâncias enviadas pelo Governo do Estado para o Município – uma delas viabilizada a partir de uma indicação do deputado Rogério Nogueira, com apoio dos vereadores Oseias Jorge e Levi Tosta, e outra pelo deputado estadual Dirceu Dalben.
Créditos: Por Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa
Comentários