top of page
Foto do escritorjnbnews

Em Rio Preto Judô: Botucatu é ouro no masculino e Praia Grande vence no feminino


Competição por equipes aconteceu nesta sexta-feira, 6, no ginásio Antônio Carlos Natolone



Nesta sexta-feira, dia 6, o complexo esportivo Wilson Romano Calil, na região da Represa Municipal de Rio Preto, que inclui o ginásio municipal Antônio Carlos Natalone, foi palco para as disputas de judô por equipes.



Participaram do confronto 14 cidades no masculino e 15 no feminino. No judô masculino a equipe de Botucatu ficou em primeiro lugar com 18 pontos e no judô feminino a vitória foi do município de Praia Grande, também com 18 pontos conquistados.



Segundo Grace da Silva, representante da Federação Paulista de Judô nos Jogos Abertos do Interior, a competição foi bem disputada. “É uma competição bem forte, bem acirrada, já que a gente tem as melhores cidades do Estado de São Paulo aqui competindo”, diz ela.



No sábado, dia 7, serão realizadas apresentações no período da manhã de Nague-no-kata (exercícios compostos por quinze técnicas) masculino e feminino e à tarde começam as disputas individuais nas categorias ligeiro, meio leve, leve, meio médio, médio, meio pesado e pesado e absoluto, conforme o peso corporal de cada atleta.



Judoca rio-pretense, uma das maiores autoridades do esporte em Rio Preto, Walter Farath Junior, 64 anos, promovido para o 7º dan, uma das mais altas graduações dentro do judô, fala sobre a importância da competição.



“Os Jogos Abertos é um passo para os outros campeonatos, haja visto que os grandes atletas todos passaram pelos Jogos Abertos, aí galgaram competições olímpicas, competições nacionais e internacionais. Essa disputa é uma grande vitrine sem dúvida para as grandes equipes tipo Pinheiros, Paulistano que costumam contratar esses atletas para defender os seus clubes”, diz ele.



Desde os seis anos de idade que Farath pratica o judô e a faixa de dan conquistada é concedida somente para os mais experientes mestres. “A gente milita nesse esporte faz 58 anos, dos 64 que eu tenho e a gente foi, graças à Deus, campeão em vários eventos e agora a satisfação é estar sediando mais um Jogos Abertos do Interior, haja visto que em 2001 nós também organizamos aqui essa abertura”, informa ele.



Para o judoca ainda falta experiência para a equipe feminina de Rio Preto, formada pelas meninas do projeto, que frequentam os núcleos. “A gente optou por dar oportunidade para essas meninas, que daqui a um ou dois anos vão ser as grandes representantes de Rio Preto nos Jogos. Já o masculino a gente tem uma equipe bem homogênea, cinco atletas muito bons, fortes, então eu acredito que a masculina pode chegar longe”, explica Farath Junior.



Quem participou das disputas nesta sexta-feira, foi a judoca rio-pretense Fernanda Gomes, de 49 anos, atual tricampeã mundial na categoria veterana.



“Hoje a gente participou com a equipe de São José do Rio Preto, a gente já lutou, a primeira luta foi com a equipe de São Carlos, ganhamos esse combate e depois fomos enfrentar a equipe de Franca, perdemos de 3 a 1. Hoje não entramos mais no tatame para competir. A partir de amanhã eu volto às 9 horas para apresentação do kata.”



Contagem Geral de Pontos



JUDÔ MASCULINO



1) BOTUCATU – 18


2) FRANCA – 14


3) SÃO CAETANO DO SUL – 12


4) SANTO ANDRÉ – 10


5) SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – 8


6) SÃO CARLOS – 6


7) ARAÇATUBA – 4


8) FRACISCO MORATO – 2



JUDÔ FEMININO



1) PRAIA GRANDE – 18


2) SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – 14


3) SÃO CAETANO – 12


4) FRANCA – 10


5) MOGI DAS CRUZES – 8


6) ASSIS – 6


7) SOROCABA – 4


8) SANTO ANDRÉ – 2



Os jogos


Maior competição poliesportiva da América Latina, a 85ª edição dos Jogos Abertos do Interior ‘Horácio Baby Barioni’, que acontece de 2 a 14 de outubro em São José do Rio Preto, deve reunir um seleto grupo de estrelas em meio aos cerca de 8 mil atletas, além de revelar inúmeros talentos no esporte.


Créditos: Secretaria de Comunicação Prefeitura de Rio Preto



A edição de número 85 dos Jogos Abertos irá reunir 188 cidades paulistas e deve envolver mais de 8 mil competidores. Serão 28 modalidades disputadas: atletismo, badminton, basquetebol, basquetebol 3×3, biribol, bocha, boxe, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, kickboxing, malha, natação, supino, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, wrestling e xadrez.



A competição é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Esportes e Lazer, em parceria com a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.



Créditos: Secretaria de Comunicação Prefeitura de Rio Preto

Comments


Drakar Modas.png
a favorita joias e presentes.jpg
bottom of page