Instituições que compõem o grupo se reuniram na última terça-feira, 12, no Parque Tecnológico
As instituições que compõem o Comitê Gestor de Prevenção às Queimadas realizaram a primeira reunião presencial geral do ano na tarde desta terça-feira, 12, no auditório do Parque Tecnológico. O encontro teve o objetivo de prestar contas a respeito das ações de 2021 e traçar a estratégia para este ano.
O vice-prefeito Orlando Bolçone (também secretário de Planejamento de Rio Preto) abriu os trabalhos e falou sobre a importância da integração. “Nós precisamos criar as estratégias juntos. Esse é um trabalho de muitos anos que se renova a cada estiagem”, comentou Bolçone.
Durante a reunião, ficou acertada uma nova estratégia que consiste na criação de aceiros queimados. “A ideia é utilizar o manejo controlado do fogo, para criar áreas neutras, onde as chamas possam ser interrompidas por não haver vegetação disponível”, explicou o coordenador da Defesa Civil coronel Carlos Lamin.
Além do aceiro queimado, a criação de aceiros tradicionais (por meio de roçada) deve continuar. Só neste ano foram concluídos 60% dos aceiros previstos no planejamento.
Nas áreas de pastagem mais próximas da avenida Abelardo Menezes está sendo feita também a roçagem geral para provocar o nascimento de vegetação nova, normalmente menos suscetível ao fogo acidental.
Participam do Comitê: Defesa Civil de Rio Preto, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Unesp, Fatec, Usina Cofco, Rumo Logística, Cetesb, Semae e Instituto Florestal, além das secretarias de Planejamento, Meio Ambiente, Serviços Gerais, Agricultura, Meio Ambiente e Comunicação.
Créditos: Comunicação Prefeitura de São José do Rio Preto
Comments