Foi aberto na manhã desta terça-feira, dia 3 de outubro, o 11º Fórum Internacional de Educação da Região Metropolitana de Campinas. A atividade, que se estende até o dia 5 de outubro no Parque de Exposições da Expoflora, reúne educadores, profissionais ligados ao setor e um time de 12 palestrantes para debater políticas públicas voltadas ao aprimoramento do ensino na RMC.
A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito da cidade, Fernando Capato; do vice, Miguel Esperança; do presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC e prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis; do diretor executivo da AGEMCAMP, Eliziário Barbosa Ferreira, e do Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UNICAMP, Fernando Antônio Santos Coelho; da diretora municipal de Educação de Holambra e coordenadora da Câmara Temática, Claudicir Picolo; dos prefeitos Lucas Sia, de Artur Nogueira; Fábio Polidoro, de Pedreira; Dario Pacheco, de Vinhedo; além secretários de Educação e vereadores da região.
Em seu discurso, Capato enfatizou a importância da iniciativa. “Uma grande oportunidade de troca de experiências e de aprendizado que nos permitirá construir conjuntamente diretrizes decisivas para a Educação na região”, falou. “Diretrizes que possam, quem sabe, servir de exemplo para São Paulo e para o Brasil”.
Herbert Lima, secretário de Educação de Sobral (CE), abriu as palestras do dia e falou sobre a experiência à frente do município - destaque nacional na área. Em seguida foi a vez da pedagoga e doutora em Educação pela UNICAMP, Maria Teresa Eglé Mantoan, tratar do tema “Uma escola para todos: os desafios da diferença na educação”. Para finalizar as atividades do primeiro dia, Maria Aparecida Guedes Monção abordou “A educação infantil no Brasil: trajetórias e desafios atuais”.
Além das palestras, a programação contou com apresentações artísticas e culturais da Fanfarra Amigos de Holambra; de Renan Inquérito, do Abrakbça; e do Quinteto Cultura, de Hortolândia.
Para o 2º dia do evento estão previstas as palestras de Oliver Lima, com o tema “A criança como portadora do inédito”, e de Lucelmo Lacerda, que irá tratar de “Inclusão escolar baseada em práticas baseadas em evidências”. César Nunes falará sobre “O direito à educação e a educação como direito, direitos de aprendizagem e o protagonismo da ação docente na produção da educação inclusiva”. Já Plínio Silvestrini tratará de “Educação Especial: entre teorias e práticas”. Para encerrar, Clara Maria Silva, da Universidade de Florença, na Itália, abordará a “Evolução dos serviços de educação de Infância na Itália”.
Créditos: Departamento de Comunicação Prefeitura de Holambra
Comments