Guarujá capacita 41 servidores da rede de ensino em primeiros socorros
- jnbnews
- 7 de mar.
- 2 min de leitura

O curso teve como base os fundamentos da Lei Lucas, que prevê capacitação das escolasem emergências médicas; iniciativa ocorreu no Neim Joana Mussa Gaze, na Vila Zilda
A Prefeitura de Guarujá capacitou 41 servidores da rede municipal de ensino em primeiro socorros. O treinamento aconteceu no Núcleo de Educação Infantil (Neim) Joana Mussa Gaze, na Vila Zilda, e aplicou fundamentos da Lei Lucas (13.722/18), que determina o preparo de instituições de ensino para emergências médicas. O preparatório ocorreu na última quinta-feira (6), na própria unidade.
O curso, que foi ministrado pelo tenente de bombeiro Cleonildo Santos, em parceria com a Escola de Treinamentos Stark, abrangeu técnicas de desobstrução das vias aéreas, ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e procedimentos em casos de quedas, cortes e queimaduras. A capacitação contou, ainda, com demonstrações em bonecos e simulações com os profissionais presentes.
O objetivo da ação foi capacitar os colaboradores para além do âmbito escolar, já que os conhecimentos podem ser aplicados em outras situações. Para a diretora da creche, Keith Santos, o curso foi importante para garantir a segurança e o bem-estar das crianças na unidade. “Temos o compromisso contínuo com a formação dos nossos colaboradores, para assegurar que a equipe esteja capacitada para agir prontamente em situações de emergência”, ressaltou.
Lei Lucas
A Lei Lucas (13.722/18) foi sancionada pelo Governo Federal em 2018, após o menino Lucas Begalli, de 10 anos, se engasgar com um pedaço de salsicha e morrer por asfixia mecânica durante um passeio. O pequeno não recebeu os primeiros socorros de forma rápida e sofreu sete paradas cardíacas.
O problema teria sido resolvido se os colaboradores da escola possuíssem treinamento para a realização da manobra de heimlich. A técnica consiste em fazer pressão com as mãos na parte inferior do tórax para o indivíduo engasgado expelir o objeto das vias respiratórias.
Créditos: SECOM – Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de Guarujá
Comments