Entre os serviços estão previstos pintura, instalação de refletores e outras melhorias que não vão alterar as características do local; a Rua Itapema também receberá intervenções
O Forte da Vera Cruz de Itapema, conhecido como Forte do Itapema, em Vicente de Carvalho (Rua Itapema, 55 – Jardim Cunhambebe), será totalmente remodelado, bem como todo o seu entorno. Segundo a equipe da Secretaria de Planejamento (Seplan), o projeto de revitalização contempla, ainda, o recapeamento da Rua Itapema, com a execução de calçadas e acessibilidade, o que também irá melhorar o acesso ao local. O início das obras está previsto ainda para este semestre.
O projeto inclui intervenções nos acessos externos, jardins e passeios, restauro dos balaústres e guarda-corpos. Também estão previstos serviço de pintura e a instalação de refletores com lâmpadas de LED para melhorar a iluminação e dar um maior destaque para o local. O portão de entrada será substituído e o espaço ganhará uma guarita nova para melhor controle de acesso e monitoramento.
Os jardins também serão renovados por meio do plantio de grama e algumas espécies arbóreas, como pitangueira, manacá-da-serra e dracena. Vale O projeto não prevê a realização de alterações na edificação, já que é uma das construções mais antigas do Município e patrimônio histórico tombado. O projeto de revitalização terá investimento de R$ 1,5 milhão, recurso do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
O local foi construído no século XVI e teve a gestão cedida pela União para a Prefeitura de Guarujá. O Forte do Itapema, junto com outras edificações históricas do Município, fará parte do roteiro Os Fortes da Ilha do Dragão, que contempla a visitação às fortificações da Cidade.
Segundo a secretária de Planejamento, Polliana Iamonti, o objetivo das intervenções é o de recuperar o entorno sem tirar as características turísticas e históricas do local. "Queremos melhorar o acesso ao local para que seja um ambiente de visitação e de contemplação da região, que é muito bonita e tem uma vista privilegiada. Serão mantidos ainda os materiais existentes atualmente, refazendo e recuperando o que for necessário", explicou.
Créditos: Secretaria de Comunicação e Relações Sociais -PMG
Comments