top of page
Foto do escritorjnbnews

Guarujá inicia vacinação para crianças de 9 a 11 anos, sem comorbidade


JnbNews Foto crédito Eduardo Caetano - PMG

Medida atende ao Plano Estadual de Imunização (PEI) em seis postos de vacinação exclusivos para crianças do Município



A menina Sophia Ledo, de 9 anos, assistia à televisão em sua casa quando viu a notícia de que a Prefeitura de Guarujá iniciou a vacinação contra a covid-19 para crianças de 9 a 11 anos, sem comorbidade, nesta sexta-feira (21), às 12 horas. Moradora da Vila Júlia, Sophia insistiu aos pais para ir a um posto de saúde. A família não perdeu tempo. Aproveitou o horário de almoço e levou a garota para tomar a primeira dose de Coronavac na Unidade de Saúde da Família (Usafa) Jardim dos Pássaros.



O relato da confeiteira Sirlei de Souza Ledo Jerônimo e do ferroviário Cláudio Aragão Jerônimo, país de Sophia, era similar a tantos outros na fila de imunização da unidade. Assim também foi com a manicure Heloísa da Silva Dias, mãe de Afonso Silva Costa, de 10 anos. Moram em Santa Cruz dos Navegantes e foram à Usafa Jardim dos Pássaros em busca da imunização assim que a reportagem foi exibida.



"O Afonso ficou esse tempo todo no ensino on-line. A gente sempre usa máscara, evita aglomerações, busca fazer isolamento mesmo. Faz tudo direitinho e só faltava a vacina. Agora vão começar as aulas e ele pode voltar para a escola", contou Heloísa.



A pensionista Maria dos Prazeres Carvalho da Silva também era só alegria ao ver o neto Victor Hugo Lopes dos Santos, de 10 anos, ser imunizado. Ela cria o menino desde pequeno no Santo Antônio e fez questão de levar o garoto logo na abertura da campanha. Manoel Carvalho Souza de Santos, de 9 anos, também forma o time dos recém-imunizados. Morador do Jardim dos Pássaros, ele foi acompanhado do pai, o servidor público Ademir Souza Santos.



Imunização para crianças




A medida atende ao Plano Estadual de Imunização (PEI) e será realizada em seis postos exclusivos para a faixa etária. Assim que recebeu o informe técnico do Governo Estadual, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a campanha com a nova faixa etária. As equipes distribuíram três mil doses do imunizante Coronavac, que já integra o estoque da recém-inaugurada Central de Vacinas de Guarujá, nos postos de vacinação para crianças e receberam, durante a tarde, mais um lote com 23.100 doses de vacina.



Guarujá possui cerca 33.600 crianças que já podem receber a primeira dose da vacinação. Deste total, 15.500 estão na faixa etária de 9 a 11 anos e podem ser imunizados com a vacina Coronavac. Já 6.400 do universo total integram o grupo prioritário com comorbidade, deficiência, indígenas ou quilombolas. Estes devem ser vacinados com o imunizante Pfizer infantil.



A vacinação para crianças prossegue normalmente nas seis unidades básicas de saúde destinadas ao público infantil, de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas. Já a imunização para adolescentes de 12 a 17 anos e adultos ocorre em outros 14 postos de vacinação da Cidade.



Confira os postos para crianças:




1 – Usafa Jardim dos Pássaros – Rua Rouxinol, 25 (5 a 11 anos);


2 – Usafa Vila Rã – Rua Maria Geralda Valadão, 1.114 (5 a 11 anos);


3 – Usafa Santa Rosa – Rua Manoel da Cruz Michael, 387 (5 a 11 anos);


4 – UBS Morrinhos – Praça do Comércio, s/nº (5 a 11 anos);


5 – UBS Pae Cará – Avenida São João, 155 (5 a 11 anos);


6 – UBS Vila Alice – O atendimento da Unidade está, provisoriamente durante a reforma estrutural do imóvel, sendo realizado no Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas – Caps AD II, na Rua Josefa Hermínia Caldas, 470 – Jardim Progresso (5 a 11 anos).


Créditos: Secretaria de Comunicação e Relações Sociais – PMG

Comments


Drakar Modas.png
a favorita joias e presentes.jpg
bottom of page