top of page

Guarujá intensifica combate e vistoria mais de 4 mil imóveis na segunda (24)

  • Foto do escritor: jnbnews
    jnbnews
  • 22 de fev.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 22 de fev.

Iniciativa contará com 110 agentes, que percorrerão quase 100 quadras do bairro Santo Antônio; Barrigudinhos serão destinados aos locais com grande acúmulo de água para eliminação de larvas

 

 

Em mais uma ação contra o Aedes aegypti, a Prefeitura de Guarujá fará um mutirão de prevenção à dengue, chikungunya e zika no bairro Santo Antônio na segunda-feira (24), a partir de 9 horas. A ação contará com 110 agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, que percorrerão cerca de 4.400 imóveis em quase 100 quadras.

 

A iniciativa é capitaneada pela equipe de Combate e Controle às Endemias de Guarujá, vinculada à Secretaria de Saúde (Sesau). Os agentes removerão criadouros e aplicarão tratamento adequado em recipientes que não puderem ser descartados, como ralos, que estão entre os principais pontos de proliferação do mosquito.


Além disso, caso haja necessidade, peixinhos da espécie Poecilia reticulata, popularmente conhecidos como “barrigudinhos”, serão destinados a locais com grande acúmulo de água, como piscinas abandonadas e obras paradas ou em andamento. A espécie se alimenta predominantemente de larvas, incluindo as do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, e tem sido um dos principais aliados de Guarujá no combate diário ao Aedes aegypti.

 

 Guarujá é pioneira na instalação gratuita de telas


A Prefeitura ainda conta com uma equipe especializada na telagem gratuita de caixas d’água. O serviço é feito nos recipientes que estiverem sem tampa, para impedir a entrada e proliferação de insetos. A iniciativa do Município é inédita na Baixada Santista. Em casos de caixas d’água de difícil acesso, a tela é entregue ao morador, que poderá providenciar a instalação por seus próprios meios.


 

Santo Antônio

De acordo com uma pesquisa realizada em locais estratégicos, o bairro Santo Antônio é o que mais requer monitoramento para reduzir o risco de infestação larvária, garantindo a proteção da saúde pública. Neste ano, a ação já foi realizada no Jardim Boa Esperança e Jardim dos Pássaros, onde foram vistoriadas centenas de residências. “Ao controlar um bairro, reduzimos significativamente a possibilidade de proliferação para outras regiões”, destacou Ana Lúcia Gama, gerente de Combate e Controle às Endemias.

 

 Ações da Prefeitura geram resultados

 

Com a intensificação de ações diárias contra o Aedes aegypti, Guarujá vem colhendo frutos. Até o momento, foram registrados 84 casos confirmados de dengue e nenhum de chikungunya em 2025. No mesmo período de 2024, foram 331 casos confirmados de dengue e oito de chikungunya.

 

Créditos: SECOM Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de Guarujá

Comments


Drakar Modas.png
a favorita joias e presentes.jpg
Itapema.jpg
WhatsApp Image 2025-02-28 at 15.34.38.jpeg
Reuters
EBC
BBC

"Notícias de qualidade, onde você quiser, quando quiser"

® 2011 Todos os direitos reservados - CREATIVE Agência de Comunicação

bottom of page