Salário dos profissionais foi equiparado ao piso nacional da categoria
Guarujá reduziu os casos de dengue e chikungunya em 98% em relação ao ano passado. Paralelamente, a Prefeitura equiparou o salário dos agentes de controle de endemias ao piso nacional da categoria. As conquistas foram comemoradas pelo prefeito Válter Suman, em evento de celebração da Secretaria Municipal de Saúde na quinta-feira (6). A iniciativa reuniu cerca de 100 agentes de controle de endemias no Teatro Municipal Procópio Ferreira.
O evento contou com a participação do titular da pasta, Luis Cláudio Sartori; a secretária-adjunta Alessandra Taveira Fernandes; o secretário municipal Gestão Administrativa, Luciano de Moraes Rocha; o superintendente de Vigilância em Saúde, Marco Antônio Chagas; e a coordenadora do Controle de Endemias, Ana Lúcia Gama Cruz.
As autoridades municipais ressaltaram a importância dos agentes nos territórios, orientando a população sobre dengue, chikungunya, leptospirose, leishmaniose e outras doenças. "As minhas raízes são de médico da família e também intensivista no Hospital Santo Amaro. É triste ver um paciente ir a óbito, sobretudo por dengue hemorrágica ou leptospirose. O trabalho de vocês, na ponta, reflete em indicadores e não parou na pandemia porque optamos por ser cuidadores de gente e salvar vidas", enfatizou o prefeito.
Queda de quase 100%
De janeiro a setembro de 2021, o Município registrou 3.729 casos confirmados de chikungunya. No mesmo período deste ano, o total foi de 28 casos. A queda percentual é de 99,2%. Também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue também registrou diminuição expressiva, saindo de 2.028 casos para 52, um índice de 97,5%. A média da redução entre as duas doenças é de 98%.
A Secretaria de Saúde comemora o avanço, sobretudo no ano em que o índice larvário é o maior da série histórica, com 14,5. O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) é o indicador para possibilidades de surto de dengue e estimava cerca de 50 mil casos entre dengue e chikungunya e a Superintendência de Vigilância em Saúde intensificou suas ações.
Os agentes tiveram o reforço de 30 novos profissionais que foram convocados, a colaboração de agentes comunitários de Saúde e do Sindicato dos Empregados em Edifícios e Condomínios (Seeclag) Guarujá, que facilitou o acesso aos condomínios. O Município recebeu apoio da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), do Governo Estadual, que enviou um veículo de apoio e readequou o fornecimento da quantidade de larvicida.
Valorização salarial
A Prefeitura de Guarujá equiparou o salário dos agentes comunitários de Saúde (ACSs) e agentes de controle de endemias ao piso nacional da categoria, pela Lei Complementar 309/2022. Haverá os reajustes referentes aos meses de julho e outubro e serão calculados pagamentos retroativos. O valor inicial pago era de R$ 2.188,00. Com a equiparação ao piso nacional, o ACS e o agente de controle de endemia passam a ter o piso de R$ 2.424,00.
Créditos: Foto Hygor Abreu Secretaria de Comunicação Prefeitura de Guarujá
Comentários