top of page
Foto do escritorjnbnews

Guarujá vai receber certificado de resiliência da ONU


JnbNews Foto crédito Helder Lima - PMG

Título é concedido às cidades que implementaram esforços para a gestão de risco e desastres. Foram avaliados os indicadores de 2019, ano no qual a Cidade foi inserida na faixa de 70 pontos ou mais



A Prefeitura de Guarujá vai receber o “Certificado de Resiliência”, do “Programa Município Resiliente”, coordenado pela Defesa Civil do Estado. A iniciativa avalia o trabalho da Administração Municipal na gestão de risco e desastres. O prefeito de Guarujá, Válter Suman, recebe o título no próximo dia 16 de março, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Na ocasião, será celebrado o 46º aniversário da Defesa Civil do Estado.



Guarujá está inscrito no Programa desde 2013. Foram avaliados os indicadores de 2019, no qual Município foi inserido na faixa de 70 pontos ou mais. Para receber o título, são levados em conta as ações e índices de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), do Tribunal de Contas do Estado, do Programa Município Verde Azul (PMVA), da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, e da Campanha Construindo Cidades Resilientes (MCR2030), da Organização das Nações Unidas (ONU).



Investimentos


Nos últimos anos, Guarujá tem investido em equipamentos, capacitação técnica e implementado ações para prevenção a riscos e desastres, o trabalho envolve diversas secretarias.



Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Defesa Civil foram realizadas diversas ações, como: monitoramento climático, uso da plataforma de coleta de dados geotécnica, palestras ministradas nas escolas públicas e particulares; rede pluviométrica automática extensa que abrange todo Município (a qual permite a análise da umidade do solo); sensor de raio fornecido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com uma cobertura extensa e relatório de ações da Defesa Civil.



Além da contratação de agentes e geólogos para a Defesa Civil de Guarujá, capacitação profissional, bem como, projetos para a redução de riscos naturais e tecnológicos.



Construindo Cidades Resilientes


A adesão à campanha "Construindo Cidades Resilientes" foi iniciada em 2013, por meio de uma ação mundial da ONU. Os municípios de todo o mundo foram convidados a aderir, apresentando ações e compromissos do poder público municipal, além do comprometimento com os dez passos fundamentais para a construção da resiliência.



No ano seguinte, foi realizada a segunda etapa do programa, a qual foi denominada como um relatório local de “Progresso na implantação do Marco de Ação de Hyogo e dos 10 passos essenciais para tornar as cidades mais resilientes”. Após essa etapa, houve uma reavaliação dos municípios e Guarujá foi inserido na fase 2015-2030.



As prioridades desta etapa (2015-2030) são: 1- Compreender o risco de desastres; 2-Fortalecer a governança de risco de desastres para gerenciar esses riscos; 3 - Investir na redução de risco de desastre para a resiliência; 4 - Aumentar a preparação para casos de desastres, a fim de dar uma resposta eficaz e para reestruturar as áreas, por meio de recuperação, reabilitação e reconstrução.


Créditos: Secretaria de Comunicação e Relações Sociais - PMG

Opmerkingen


Drakar Modas.png
a favorita joias e presentes.jpg
bottom of page