A Prefeitura de Holambra inaugurou nesta quarta-feira, dia 14 de setembro, o consultório veterinário do Programa Meu Pet, implementado a partir de convênio firmado pelo município com o Governo de São Paulo. A entrega da obra contou com a presença do prefeito Fernando Capato, dos secretários de Estado de Governo e da Saúde, Marcos Penido e Jean Gorinchteyn, além de autoridades locais e da região, como o prefeito Gustavo Reis, de Jaguariúna, presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas.
A clínica, instalada em estrutura de contêiner no Parque da Cidade, no Groot, conta com sala de atendimento ambulatorial para cães e gatos, sala de exames, banheiros, área de espera e administrativo. Ela oferece já a partir desta quinta-feira, dia 15, assistência veterinária de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30.
“Somos muito gratos por todo o apoio que Holambra vem recebendo do governador Rodrigo Garcia nos últimos meses. Temos um Estado que faz pela saúde, que promove grandiosos investimentos nas cidades e que agora se dedica também à importante causa da proteção animal”, ressaltou Fernando Capato. “O Meu Pet será um serviço importante para os moradores que têm animais de estimação e que serão beneficiados pelo atendimento”.
Toda a infraestrutura necessária para a chegada do contêiner foi preparada pela Prefeitura, que assumiu também o custeio deste novo serviço. Coube ao Estado a entrega do consultório e dos equipamentos e mobiliário necessários para o seu funcionamento.
“Cuidar da saúde dos animais de estimação se tornou uma questão de saúde pública, uma vez que os animais podem transmitir doenças aos humanos. Sendo assim, nosso objetivo é atuar na prevenção de doenças como um todo”, afirmou o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.
Representando o governador Rodrigo Garcia, Marcos Penido comparou a importância da clínica Meu Pet a outras obras que demandam investimentos mais altos, como vicinais que custam dezenas de milhões de reais.
“O Governo precisa atender a especificidade de cada um dos municípios. Existem muitas obras em andamento, inclusive em Holambra, de milhões de reais que são necessárias pelo desenvolvimento e pelos empregos que geram”, disse. “Mas para quem tem o seu animal de estimação, quase um membro da família, que precisa de atendimento, chega aqui e é atendido com qualidade, essa obra de menor investimento tem a mesma importância daquele que pegou a estrada melhorada para chegar no destino mais rápido e com segurança”.
Durante a inauguração, o município promoveu uma pequena feira de adoção de cães a partir do projeto Patinhas de Holambra, desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a ARCA, a Associação de Reabilitação e Controle Animal da cidade.
Créditos: Departamento de Comunicação Prefeitura de Holambra
Comments