A Prefeitura de Holambra disponibiliza a partir desta quarta-feira, 12 de abril, o Botão de Segurança a toda a rede de ensino da cidade: escolas municipais, estadual e particulares. Trata-se de um aplicativo que, após cadastro, permite o acionamento da Guarda Civil Municipal, por parte de colaboradores das unidades, em caso de atividades suspeitas ou ações que possam colocar em risco profissionais ou alunos.
O anúncio foi feito pelo prefeito Fernando Capato na última quinta-feira (6), por meio das redes sociais. “Trata-se de uma importante ferramenta para prevenir atos de violência”, explicou. “Ao acionar o sistema, a GCM se deslocará até o local e fará o pronto-atendimento. Além do botão, também ampliamos as rondas escolares e nosso sistema de monitoramento também está focado nas escolas. Prevenção é sempre o melhor caminho”.
Lojistas do município e produtores rurais também poderão utilizar o sistema nesta primeira etapa de funcionamento. Para isso, basta ir até a sede da corporação, que fica na Rua Protéas, 188, no bairro Morada das Flores, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h, com documentos pessoais, comprovante de residência, Cartão Cidadão e, no caso de lojistas, contrato social da empresa. Em seguida, é só baixar o aplicativo no celular.
“Em situações de emergência ou movimentações suspeitas, dentro da residência ou do comércio, basta clicar no botão”, disse Antônio Giron, diretor municipal de Segurança e Trânsito. “Trata-se de uma ação mais rápida, já que, ao acionar a Guarda por meio do telefone, é necessário que o atendente solicite uma série de informações até deslocar a viatura. Com o aplicativo, com os dados cadastrados previamente, nossos profissionais já ficam com as informações e recebem, por meio de GPS, a localização do celular que fez o pedido de socorro”.
Créditos: Departamento de Comunicação Prefeitura de Holambra
Comments