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Holambra sai na frente e implementa Sistema Integrado de Administração e Finanças


Holambra implementou esta semana o Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle, o SIAFIC, um programa de computador unificado para utilização dos poderes Executivo e Legislativo e também Autarquias. Com uma base de dados compartilhada e integrada, ele tem como principal objetivo assegurar a transparência da gestão fiscal em toda a cidade.


A utilização desse sistema por todos os municípios até janeiro de 2023 é uma exigência do Governo Federal, por meio do Decreto n° 10.540/2020.


“Holambra é um dos primeiros municípios do Estado de São Paulo a implementar o SIAFIC”, explicou o economista e diretor municipal de Finanças e Contabilidade, Rodolfo Silva Pinto. “Com esse sistema, Prefeituras, Câmaras de vereadores e outras entidades da administração indireta do mesmo município passarão a inserir as movimentações de seus atos na administração orçamentária, financeira e patrimonial em um mesmo local, com base compartilhada, unificando os processos”.


Ainda de acordo com ele, o SIAFIC é uma solução de tecnologia da informação mantida e gerenciada pelo Poder Executivo.


Para o prefeito da cidade, Fernando Capato, a implementação desse sistema é um avanço muito importante. “Assim, todos os que utilizam os recursos públicos dentro de cada esfera da Federação seguirão as mesmas regras na hora de registrar os atos e fatos da administração orçamentária, financeira e patrimonial. Fizemos questão de garantir a implementação o quanto antes do sistema, garantindo maior facilidade de realização de processos, agilidade e padronização”.



Créditos: Departamento de Comunicação Prefeitura de Holambra




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