top of page
Foto do escritorjnbnews

IBGE inicia pesquisa urbanística em Guarujá


Dados levantados por pesquisa são fundamentais para a formulação de políticas públicas e para melhoria da qualidade de vida da população




Os técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) já estão nas ruas de Guarujá realizando a primeira etapa do Censo Demográfico 2022. Nesta fase, acontece a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, levantamento de informações que tem como objetivo fornecer um panorama da infraestrutura urbana. Logo após, será iniciada a pesquisa domiciliar, que está prevista para começar no dia 1º de agosto.




Nesta fase, o levantamento é feito por observação direta dos técnicos, sem a necessidade de contato com os moradores. A coleta de dados inclui informações sobre acessibilidade; circulação de pessoas e veículos; equipamentos públicos e meio ambiente. Ao todo, 28 profissionais treinados estão no Município, distribuídos por cinco áreas de atuação.




Um dos postos de coleta está localizado no Paço Moacir dos Santos Filho. Os dados levantados por esta pesquisa são importantes para a formulação de políticas públicas e para melhoria da qualidade de vida da população.




Rotina


A pesquisa é feita em todas as ruas urbanas do Município. São avaliados 10 quesitos: pavimentação, presença de bueiro e boca de lobo, iluminação pública, arborização, ponto de ônibus/vans, sinalização para bicicletas, existência de calçada, presença de obstáculos nas calçadas, rampas para cadeirantes e capacidade de circulação na via.




Os técnicos trabalham uniformizados, possuem colete azul marinho, com o logo do IBGE, além de boné e bolsa da mesma cor. Eles utilizam um dispositivo móvel de coleta (DMC), semelhante a um smartphone, na realização da pesquisa. Além disso, contam com um crachá, no qual consta um QRcode para conferir a identificação. É possível tirar outras dúvidas pelo telefone 0800 721 8181.




Censo


O Censo costuma ser feito a cada 10 anos e último foi realizado em 2010. Devido à pandemia e as restrições de deslocamento o levantamento que aconteceria em 2020 foi adiado. Já em 2021, houve corte de recursos e a verba foi liberada somente esse ano.




A pesquisa fornece um panorama da população brasileira que inclui além da contagem da população, caraterísticas dos domicílios, identificação étnico racial, núcleo familiar, educação, entre outras. Os dados servem para subsidiar políticas públicas, orientar o planejamento da gestão e orçamentos governamentais.



Créditos: Diego March - Secretaria de Comunicação e Relações Sociais - PMG


Commentaires


Drakar Modas.png
a favorita joias e presentes.jpg
bottom of page