Há aproximadamente um ano a Secretaria de Promoção Social e a Confecção HAES firmaram uma parceria para uma ação social que impacta a vida de mulheres em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) III, na região do Istor Luppi.
A ação, pioneira no município, consiste na orientação das mulheres para que elas produzam peças que depois serão remuneradas pela HAES. Cada peça, cuja matéria prima é cedida pela confecção, é transformada em renda para as mulheres que participam do projeto.
“Além de desenvolverem habilidades, o impacto social dessa ação vai além de um suporte financeiro. A autoestima e o empoderamento dessas mulheres também são trabalhados e isso reflete diretamente em suas relações familiares”, afirmou a Secretária de Promoção Social Regina Ramil. Enquanto participam das atividades, as mulheres também ficam tranquilas, pois seus filhos são acolhidos no espaço preparado pelo CRAS.
Além de ceder o material e remunerar pelas peças produzidas, a HAES também é responsável pelo treinamento da Educadora Social que depois multiplica as instruções para as mulheres que fazem parte do projeto. “Cabe destacar o comprometimento e o olhar sensível dos proprietários da confecção HAES, que no meio ao auge da pandemia nos procuraram para ajudar de alguma forma mulheres arrimos de família que estivessem passando por dificuldades. É uma parceria que está apenas começando e tem tudo para crescer”, agradeceu Regina.
Atualmente, por estar em fase inicial, o projeto atende seis mulheres. A expansão acontece gradativamente mediante avaliação social da equipe técnica do CRAS III e disponibilidade por parte da confecção.
Créditos: Departamento de Comunicação Social Prefeitura de Itapira
Comments