top of page
Foto do escritorjnbnews

Livro sobre Don Domenico é lançado na próxima quinta-feira em Guarujá


Obra conta a trajetória de uma das figuras mais importantes e emblemáticas da Cidade, que lutou em favor dos mais vulneráveis


Guarujá irá homenagear um dos principais personagens de sua história. Na próxima quinta-feira (20), na Universidade Unoeste (Rua M, 75 – Jardim das Conchas) será lançado o livro ‘Don Domenico – O Grande Benfeitor de Guarujá, seus Legados e suas Histórias’, que conta toda a trajetória do padre italiano, radicado no Brasil, Domenico Rangoni. O evento será a partir das 18 horas e a entrada é gratuita.


Com título de Cônego, o padre nascido na província de Bologna, na Itália, em 1° de março de 1915, foi o grande responsável por uma infinidade de obras sociais, que mudou o rumo de inúmeras famílias de Guarujá. Entre elas, destacam-se a construção do Hospital Santo Amaro, da Igreja Matriz, da Faculdade e Colégio Don Domenico e diversas outras. Não à toa, seu nome batiza a rodovia Piaçaguera-Guarujá e parte do sistema Anchieta – Imigrantes.


A obra foi escrita pelo professor João Pecchiore. Ele foi amigo pessoal de Don Domenico, como ficou conhecido. Pecchiore contou com o apoio de Jordan Bargas, Marcos Costa Nobre e Urbano Manso no processo de escrita. “Foram inúmeros encontros, análises, discussões até a sua conclusão. Nesse ínterim fomos descobrindo mais fatos, histórias e causos sobre o padre”, afirmou Pecchiore.


O professor ainda revela que o desejo de escrever o livro já existia desde 2015, mas foi reforçado após seu filho dizer que seus colegas quase nada conheciam a respeito da vida e obras do padre. “Eu não me conformava de nada ainda ter sido escrito, apesar de tantos benefícios que proporcionou à nossa cidade de Guarujá”.


Os capítulos do livro foram seguindo a ordem cronológica da vida de Cônego Domenico Rangoni, tendo o objetivo de contar sua trajetória desde a chegada a Guarujá, até sua morte, em 1987, mostrando quão rica foi sua contribuição para o Município nos aspectos sociais de Saúde e de Educação.


Com a obra finalizada, Pecchiore espera honrar o convívio que teve com Don Domenico e eternizar ainda mais seu legado. “Posso afirmar que o convívio com o Don me tornou uma pessoa e profissional mais completo. Espero que sua vida, abnegação, fé, foco e firmeza nas decisões demonstrados no livro sirvam de exemplo para todos. O padre não via o impossível, enxergava e se dedicava aos vários possíveis, deixando feitos e realizações que engrandecem Guarujá até os dias de hoje”, finalizou o professor.


Créditos: Secretaria de Comunicação Prefeitura de Guarujá



留言


Drakar Modas.png
a favorita joias e presentes.jpg
bottom of page