Ação prossegue nesta sexta-feira (8) nas regiões dos bairros Belo Horizonte e Cristo
Mais de 30 toneladas de resíduos foram retiradas do bairro Jardim São Francisco na última quinta-feira (7) durante o mutirão de combate à dengue.
De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, foram contabilizados entulhos, objetos coletados pela operação cata-treco, e material orgânico recolhido após as podas de árvores.
Cerca de 50 funcionários foram deslocados para a região para realizar corte de mato, poda de árvores, varrição manual, pintura de guias, limpeza de bueiros, manutenção de estradas de terra e a retirada de resíduos.
O mutirão conta ainda com participação das equipes das secretarias de Saúde e Gestão Ambiental, que visitam as casas para orientar os moradores sobre o descarte correto de resíduos e os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Os moradores também recebem sacos verdes para a coleta de recicláveis.
A moradora do bairro Jardim São Francisco, Lariane Melo, de 33 anos, ressalta a importância da ação de conscientização de combate à dengue em tempos de pandemia. ‘’Ajuda muito a população a evitar mais doenças. Já temos a covid-19, se não tomarmos cuidado com a dengue, vai complicar muito a vida da gente. É uma ação realmente muito importante", destacou a auxiliar de logística.
Para a aposentada Estefânia Godoy, de 59 anos, a atuação conjunta da Prefeitura com a população para a limpeza do bairro tem tido excelentes resultados. ‘’Eu não deixo acumular nada, mas sempre que eu tenho lixo, madeira, eu deixo aqui e o caminhão pega. É muito importante a limpeza, porque além da dengue pode juntar outros bichos, não só o mosquito’’, disse a moradora.
A ação prossegue nesta sexta-feira (8) nas regiões dos bairros Belo Horizonte e Cristo.
Mutirão
O mutirão, realizado pelas secretarias de Saúde, Gestão Ambiental e Serviços Públicos, teve início no último dia 31 e já passou pelo Parque Brasil e Jardim Esmeralda.
A ação conta com mutirão de limpeza, cata-treco e distribuição de panfletos com informações sobre as medidas que devem ser adotadas pelos moradores para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Os moradores podem colocar materiais e objetos para descarte nas calçadas, como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira. Entulhos também podem ser deixados para retirada.
Números
Segundo dados da Secretaria de Saúde, 8 casos de dengue foram confirmados em Louveira em 2022. Destes, 5 são autóctones (contraídos no município) e 3 são importados. Até o momento, a cidade teve 42 casos notificados, 26 descartados e 8 ainda aguardam resultados de exames.
Denuncie
Você também pode colaborar no combate à dengue denunciando possíveis criadouros do mosquito pelo número (19) 3878-2323, das 9h às 17h.
Veja as principais orientações da Vigilância em Saúde e faça a sua parte
Dentro das casas:
- Tampe tonéis e caixas d’água;
- Mantenha as calhas sempre limpas;
- Deixe garrafas ou outros recipientes sempre virados com a boca para baixo;
- Mantenha lixeiras bem tampadas;
- Deixe ralos limpos e com telas;
- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
- Retire água acumulada na área de serviço ou em locais como atrás da máquina de lavar roupa.
Áreas externas de casos e condomínios:
- Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;
- Limpe ralos e canaletas externas;
- Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
- Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticados, para evitar formação de poças d’água;
- Mantenha objetos que podem acumular água, como pneus, cobertos ou virados de forma que a água não fique parada
- Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa para evitar acúmulo de água.
Créditos: Departamento de Comunicação Prefeitura de Louveira
Comments