top of page

Mutirão de método contraceptivo atende mais de 30 adolescentes na Casa Rosa

  • Foto do escritor: jnbnews
    jnbnews
  • 23 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

Mutirão de método contraceptivo atende mais de 30 adolescentes na Casa Rosa
Mutirão de método contraceptivo atende mais de 30 adolescentes na Casa Rosa

Em pouco mais de cinco anos, 1.551 meninas e mulheres fizeram o implante


Garantir a gestação na hora certa, de forma planejada, é uma possibilidade real e cada vez mais acessível para adolescentes, em Guarujá. O Município bateu o recorde de redução em 40% do índice de gravidez na faixa etária de 12 a 19 anos, nos últimos cinco anos, assegurando qualidade de vida para milhares de famílias a partir da implantação do contraceptivo subcutâneo Implanon. A Prefeitura disponibiliza o serviço no Instituto da Mulher – Casa Rosa e, na última terça-feira (22), 31 meninas e mulheres foram atendidas no mutirão mensal.



A medida também contempla adolescentes e mulheres de qualquer idade em situação de vulnerabilidade social. O implante contraceptivo garante que a menina ou mulher fique três anos sem engravidar. Nesta edição, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou 50 procedimentos para jovens encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (Usafas), mas 19 não compareceram. O método que a Prefeitura oferta gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), custa cerca de R$ 3.000 na rede privada.



Das 31 jovens que fizeram o procedimento, oito têm 18 anos, outras oito têm 16 anos, cinco, 17 anos; quatro, 19 anos; outras quatro, 15 anos; uma 14 anos e uma 20 anos. Elas foram encaminhadas pelas Usafas Vila Áurea, Vila Edna, Perequê, Vila Baiana, Sítio Conceiçãozinha, Boa Esperança e Santa Cruz dos Navegantes, além das UBSs Pae Cará, Pernambuco e Prainha.



Nos últimos anos, a Prefeitura de Guarujá investiu de forma expressiva na política de planejamento familiar e redução da gravidez na adolescência. De acordo com o balanço da Secretaria de Saúde, 1.551 meninas e mulheres já receberam o Implanon na Cidade entre 2016 e 2021.



Agendamento


As mulheres que se enquadrem no protocolo estabelecido e estejam interessadas na implantação do contraceptivo poderão solicitar o encaminhamento médico nas UBSs ou nas Usafas. O agendamento do procedimento deve ser feito no Instituto da Mulher – Casa Rosa (Rua Quinto Bertoldi, 5 – Vila Maia) pela Unidade de Saúde.



No dia do procedimento, a paciente deverá levar o documento original com foto e o encaminhamento médico.


Créditos: Foto Helder Lima - Secretaria de Comunicação e Relações Sociais - PMG

Commentaires


Drakar Modas.png
a favorita joias e presentes.jpg
Itapema.jpg
WhatsApp Image 2025-02-28 at 15.34.38.jpeg
UNIASSELVI.jpeg
Reuters
EBC
BBC

"Notícias de qualidade, onde você quiser, quando quiser"

® 2011 Todos os direitos reservados - CREATIVE Agência de Comunicação

bottom of page