O município de Artur Nogueira recebeu, na última terça-feira (12/4), a reunião mensal do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), reunindo prefeitos e autoridades da região.
Entre outros assuntos, foi debatido o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado e os recursos do Fundocamp para o Desenvolve SP. O encontro contou com a participação do secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marcos Penido, com a apresentação sobre o Marco Legal de Saneamento e Resíduos Sólidos.
Na ocasião, o prefeito de Morungaba Marquinho Oliveira aproveitou a oportunidade para manifestar ao secretário Penido sua preocupação em relação aos altos custos a serem investidos no encerramento adequado dos aterros sanitários nos municípios conforme as exigências do Ministério Público – principalmente nos municípios menores que contam com menos recursos.
“Tal qual energia elétrica, água e esgoto, os valores da destinação correta dos resíduos sólidos têm de ser pagos pela população. Se não houver, uma cobrança de taxa justa, os municípios não terão condições de honrar os compromissos ambientais nos aterros sanitários”, explicou o secretário que disse que a cobrança é fundamental e que a soma dos esforços entre população e Poder Público é o único caminho para chegar a uma solução.
Durante a reunião foi realizada uma homenagem aos 73 anos de Artur Nogueira comemorado no último domingo (10/4).
Créditos: Comunicação Social Prefeitura de Morungaba
コメント