Semas faz encontro para comemorar o Dia do Psicólogo
- jnbnews
- 28 de ago. de 2022
- 2 min de leitura

O evento foi no Parque Tecnológico, reunindo 100 profissionais
O Dia do Psicólogo e os 60 anos da Psicologia no Brasil foram comemorados na manhã da última sexta-feira, 26, no Parque Tecnológico de Rio Preto. O evento contou com a participação de profissionais que trabalham nos equipamentos da secretaria de Assistência Social e iniciou com a apresentação feita pelo oficineiro de teatro, Murilo Gussi, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Convivência. Ele apresentou a história “A Pipa e a Flor”, uma adaptação da obra de Rubem Alves, provocando uma reflexão sobre os sentimentos e a convivência humana.
Na ocasião participaram da mesa de abertura o vice-prefeito e secretário de Planejamento Orlando Bolçone; a secretária de Assistência Social Helena Marangoni; a diretora regional de Assistência e Desenvolvimento Social Silvia Laguna; Janaína Darli Duarte Simão, mestre em Psicologia e representante do Conselho Regional de Psicologia; Fernanda Magossi, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Clemilda Baesso Bossada, do Conselho Municipal de Assistência Social; e Soraia Carvalho, representando os psicólogos e trabalhadores do SUAS, uma das psicólogas mais antigas da prefeitura de Rio Preto.
Bolçone destacou a paixão que tem pela psicologia e o papel fundamental da ciência diante do comportamento do ser humano e suas interações com o ambiente físico e mental. “Nada é mais importante que saber ouvir e ter empatia com o próximo”. Helena falou da gratidão e da importância dos psicólogos para a Assistência Social. “São profissionais que fazem a diferença na vida das pessoas, com grande responsabilidade, com um olhar diferenciado. São os nossos grandes parceiros na proteção social”.
O evento contou com a palestra da psicanalista e psicóloga clínica Anyela Gouveia M. Sponhardi que falou sobre “As Transformações e os Desafios” da profissão. “Olhar para os sentimentos e para as emoções, apesar de desafiador, é corajoso. Nós precisamos proporcionar a chance de ressignificar e construir uma saúde emocional equilibrada”. Anyela pontuou a responsabilidade do estar em contato com o outro, e que todos nós somos uma mistura de coisas boas e ruins. “A ética na profissão e no contato com outros saberes é imprescindível, temos que ter uma escuta diferenciada e uma postura forte”.
Além da fala de Anyela, a psicóloga Janaína Darli Duarte Simão, coordenadora da Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social, reforçou o trabalho desenvolvido pelos profissionais durante o período da pandemia: “Ensinando como é possível desenvolver habilidades emocionais e viver em meio a dor e ao caos”. Que foi nesse período que os profissionais se reinventaram”.
Destacou também o quanto a psicologia é importante para as Políticas Públicas. “Podemos mostrar nosso compromisso social, feito no dia a dia, nos mais variados serviços e equipamentos, dando voz às pessoas”. Destacou a evolução da profissão e a importância da psicologia na busca de uma sociedade mais justa e igualitária.
Créditos: Foto Bruno Carvalho Secretaria de Imprensa Prefeitura de Rio Preto
Comments