A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias da Educação (SEDUC) e de Segurança Urbana (SEGUR), com a participação da Polícia Municipal, iniciou, na última segunda-feira (4), as formações do Protocolo Padrão de Segurança Escolar, instituído pelo Decreto Municipal nº 8.832/2023. O treinamento de prevenção visa mitigar vítimas e ações de ataques em escolas.
A capacitação começou nas escolas municipais Professora Cynthia Cliquet Luciano, da Enseada, e Professora Joana Alves dos Reis, do Canto do Mar. Na ocasião, os alunos participaram de uma palestra ministrada pela Polícia Municipal, abordando o que é uma situação de emergência e como costumam ocorrer.
Em seguida, os estudantes integraram um simulado para aplicar o protocolo “Run, Hide, Fight”, ou em português, “Correr, Esconder, Lutar”, o qual trata de uma estratégia simples que oferece diretrizes claras sobre como agir a exemplo de invasão com arma branca e de fogo.
A estudante Jasmin Naomi Iijima, 13 anos, comentou sobre como foi participar do reinamento.
“Eu achei muito interessante. É muito importante porque é algo que a gente precisa saber para pensar no que fazer nessa situação, caso ocorra”.
Para a aluna Yasmin Souza Barbosa, 13 anos, estar preparada para uma situação de emergência pode salvar vidas. “Eu achei muito importante eles terem passado esse treinamento já que os ataques nas escolas pelo mundo têm sido cada vez mais recorrentes”, disse.
As formações seguirão até outubro deste ano, abrangendo 44 unidades de ensino, incluindo
educação infantil e ensino fundamental. Além da capacitação, serão realizadas avaliações das possíveis saídas de emergência e definição dos seus responsáveis, como também do botão do pânico.
Créditos: Departamento de Comunicação Prefeitura de São Sebastião
Comments